UNISANTOS elabora o índice do custo da cesta básica de alimentos de Santos

indice-alimentos
À esquerda, os docentes Caio Mussolini e Dalva Mendes com os estudantes que integram o projeto

O valor da cesta básica de alimentos em Santos ficou em R$356,59, no mês de agosto. O custo é referente a 13 itens e o gasto que um trabalhador em idade adulta teria, por mês, para comprá-los. Esses dados fazem parte de um novo serviço que a Universidade Católica de Santos, por meio do Laboratório Econômico e Social, passa a oferecer à população, o Índice do custo da cesta básica de alimentos (ICCB – UNISANTOS).  Sob a coordenação do curso de Ciências Econômicas, mensalmente, a partir do mês de outubro, o boletim será publicado neste portal para consulta pública dos valores.

Para adquirir a cesta básica padrão, que garantiria a subsistência de um cidadão em idade adulta, é necessário trabalhar 73,6 horas mensais. Os itens que compõem a cesta são: carne, leite, feijão, arroz, farinha, batata, legumes, pão francês, café em pó, banana nanica, açúcar, banha/óleo e margarina. O valor apurado representa cerca de 1/3 do salário mínimo mensal do Estado de São Paulo.

Para constituir o índice será realizada coleta semanal, de segunda a sexta-feira, durante um mês, excluindo-se os dias de promoção de produtos, em supermercados e hipermercados de Santos, nas zonas Central, Intermediária e Orla. Os bairros contemplados, são: Vila Mathias, Vila Nova, Paquetá, Campo Grande, Macuco, Vila Belmiro, Estuário, Jabaquara, Encruzilhada, Gonzaga, Ponta da Praia, Embaré, Aparecida, José Menino, Boqueirão, Areia Branca, Chico de Paula, Vila São Jorge, Jardim Castelo e Saboó.

EQUIPE – A equipe responsável pelo trabalho é da área de Negócios, formada pelo professor doutor Caio Cesar Mussolini, e professores mestres Dalva Mendes Fernandes e João Alfredo Carvalho Rodrigues Gonçalves, além dos estudantes Larissa Dias de Almeida (Ciências Econômicas), Leandro Botelho Correia (Administração) e Paula Tavares Brandão (Administração).

Segundo Larissa Almeida, além da satisfação pessoal, o trabalho contribui diretamente para os seus estudos, pois está aprendendo o conteúdo também na disciplina de Estatística. Paula Brandão diz que é momento de colocar em prática o aprendizado, sem considerar a importância para o próprio controle de gastos, consumo e evolução dos preços. “Essa área de pesquisa é muito interessante”.