UNISANTOS e USP assinam convênio inédito para estágio no Engenho dos Erasmos

A UNISANTOS e a USP firmaram convênio inédito para programa de estágio no Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos. Com isso, alunos dos cursos de História, Ciências Biológicas, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Jornalismo poderão desenvolver projetos, com bolsas de estudos, em uma área caracterizada como base avançada de pesquisa, cultura e extensão.

Em breve, a UNISANTOS irá divulgar o processo seletivo para o preenchimento de oito vagas distribuídas entre os cursos, nesta primeira etapa. Novos convênios para o desenvolvimento de projetos de pesquisa devem ser formalizados em breve, na perspectivas de ações conjuntas que visem aproximar a história, a cultura e a memória do bem cultural, para que a comunidade possa sentir-se pertencente.

O convênio foi assinado pelo reitor, professor mestre Marcos Medina Leite, e pela pró-reitora de cultura e extensão universitária, professora doutora Maria Arminda do Nascimento Arruda. Diretora do Monumento Nacional Ruína Engenho São Jorge dos Erasmos, a professora doutora Vera Lúcia Amaral Ferlini disse que o convênio só poderia ser firmado com a UNISANTOS, pois ao se tratar de monumento nacional, preservação da memória, a instituição tem um trabalho consolidado.

Engenho
Situado na divisa entre os municípios de Santos e São Vicente, o Engenho dos Erasmos, como é conhecido, é o primeiro de cana de açúcar do País e documento número um da história quinhentista. A história da UNISANTOS com o monumento já tem mais de 10 anos, sendo que em maio de 1999 foi formalizado um primeiro convênio acadêmico, com o objetivo de agilizar as pesquisas arqueológicas e históricas no local. Neste período, inúmeros projetos foram desenvolvidos por pesquisadores e alunos da UNISANTOS.