Equipe de Engenharia de Petróleo está na final do Mundial de PetroBowl em Dubai

equipe-petrobowl
Hulysses, Guilherme, Leonardo e Bárbara recebem troféu do VI PetroQuiz realizado na UNISANTOS

Mais uma vez a equipe de Engenharia de Petróleo da UNISANTOS está na final mundial do PetroBowl, sendo a única do Estado de São Paulo e uma das três do Brasil. Em setembro, ela estará na competição que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes, ao lado de 35 times formados por alunos de todo o mundo. A conquista foi garantida na seletiva da América do Sul e Caribe, que foi realizada no último dia 4, em Buenos Aires, na Argentina.

O time do Capítulo Estudantil SPE UNISANTOS é o único brasileiro de uma Instituição Comunitária de Educação Superior, ou seja, pública não-estatal. Ele é formado por alunos do 7º semestre do curso de Engenharia de Petróleo da UNISANTOS e representará o País ao lado da Universidade Estadual Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No total, nas seis qualificações regionais, 129 times de 37 países participaram.

equipe
Equipe na disputa da seletiva da
América do Sul e Caribe

No ano passado, a UNISANTOS já fez história. Em sua primeira participação no PetroBowl, a equipe do Capítulo Estudantil SPE UNISANTOS foi a única representante do Estado de São Paulo e uma das quatro brasileiras que chegaram à final mundial, disputada em Houston, nos Estados Unidos.

PREPARAÇÃO – A equipe que representará a UNISANTOS, formada por Bárbara Gonçalves Daud Meneguesso (capitã), Guilherme Nunes Lopes, Hulysses Augusto de Freitas Lucinda e Leonardo Fonseca Reginato, vem se preparando para as competições com estudos intensivos. Dando sequência ao projeto iniciado em 2015, os estudantes utilizam diferentes métodos e materiais de estudo. Os alunos contam com o apoio do professor-pesquisador Oleg Bokhonok, doutor em Geofísica Aplicada, que incentivou para a criação do Capitulo Estudantil SPE, e contribui para os estudos com todo o suporte do Laboratório de Geofísica Aplicada à Exploração de Petróleo, no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) da UNISANTOS.

brasil
Equipes brasileiras durante confraternização

Handbook’s da área de engenharia de petróleo, estatísticas internacionais da indústria de óleo e gás e periódicos para acompanhar as novidades referentes a geopolítica do petróleo são algumas das principais ferramentas. Agora, com a classificação para o mundial assegurada, os integrantes revelam que já traçaram um plano de estudos mais intenso. Empolgados com a qualificação, eles planejam aproveitar o período de férias para focar nos estudos.

HISTÓRICO – Apesar do PetroBowl Championship ser o foco principal dos estudantes, o time do Capítulo Estudantil SPE UNISANTOS tem disputado outras competições, até como preparação para o mundial. O grupo venceu as duas últimas edições do Petroquiz UNISANTOS, que reúne equipes da USP, UniSanta, Unifesp e equipes da própria UniSantos; foi o segundo colocado no PetroBattle, evento realizado pelo Capítulo Estudantil SPE – USP; e ficou em quinto lugar no PetroGames 2016, que foi organizado pela Seção Brasil SPE, no Rio de Janeiro.