UNISANTOS CONECTA – Em evento voltado para o ensino médio, mais de 70 estudantes do Liceu Santista participam de oficinas e tiram dúvidas sobre a carreira profissional

Óleos Essenciais – extração, propriedades e aplicações
Tecnologia para construções sustentáveis inteligentes utilizando Revit

Mais de 70 estudantes do 3º ano do ensino médio do Liceu Santista participaram, no último dia 18, do UNISANTOS CONECTA, evento que reúne oficinas e orientações em relação à carreira profissional. Durante 4 horas, eles tiveram a possibilidade de aprofundar o conhecimento nas áreas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, e Linguagem e suas Tecnologias.

Jogos, animações e quadrinhos
Patrimônio e Pertencimento

Nas oficinas, os estudantes puderam fazer experimentos e conheceram novos equipamentos e programas exclusivos utilizados na UNISANTOS. Os temas abordados foram: “Patrimônio e Pertencimento”, com o professor doutor Cesar Bargo Peres; “Óleos Essenciais – extração, propriedades e aplicações”, com o professor doutor Antonio José Calixto de Souza; “Tecnologia para construções sustentáveis inteligentes utilizando Revit”, com o professor mestre Jhonnez Alberto Vaz; e “Jogos, animações e quadrinhos”, com o professor mestre Alexandre Valença Alves Barbosa.

Augusto Jepsen
Daniela Medina
Maria Costa
Victor Lescura

OFICINA – Na oficina sobre óleos essenciais, os alunos fizeram a extraíram o Citral (antisséptico) do capim limão; o Limoneno (inseticida) da casa da laranja; e o Eugenol (antisséptico) do cravo da índia. Para Maria Carolina Ramos Costa e Victor Mazzola Lescura o aprendizado foi significativo, afinal foi a primeira vez que realizaram o processo de extração.  Já Augusto Eric Rabaza Jepsen, a oficina foi bem didática e ele aprendeu um pouco mais sobre a parte teórica da química. Daniela Medina Leite Avedissian não sabia como era feita a extração e considerou todo o processo muito dinâmico. “Também foi interessante porque ele fez a gente relembrar dos processos de composição do óleo, da matéria química dele”, disse a estudante que pretende fazer Relações Internacionais na UNISANTOS.

Ricardo Campina
Maria Bicho

Ricardo Campina Gonçalves e Maria Eduarda Andrade Bicho, que pretende cursar Jornalismo, curtiram a oficina e consideraram que houve muito aprendizado.  “Achei muito legal a oficina, deu para aplicar alguns conceitos que a gente aprendeu na escola e que tem aplicação na vida real”, destacou Ricardo Gonçalves.

Camila Bento
Murilo Sardão

APRENDIZADO – Com o objetivo de cursar Ciência da Computação, Murilo Mendes Santo Sardão participou da oficina de jogos, animações e quadrinhos. “Foi muito legal e deu uma noção de como é trabalhar na área”, disse o jovem que fez pela primeira vez uma pequena animação, orientada pelo docente.

Para Camila Figueiredo Bento a experiência foi completamente diferente. Ela, que pretende fazer Direito, considerou a oficina de Patrimônio e Pertencimento bem didática. Foi super legal fazer a oficina e conhecer a infraestrutura da instituição”.

Pedro Silva
Gabriel Otero

Gabriel Braga de Souza Otero fez a oficina sobre tecnologia para construções sustentáveis. Ele disse que entendeu melhor sobre projetos e modelagem 3D. “Não havia pensado na modelagem 3D sendo utilizada na minha área de interesse que é a engenharia mecânica. Foi muito bom”.

Depois de fazer a oficina de jogos, animações e quadrinhos, Pedro Cesar da Silva Filho já estava ansioso para realizar alguns experimentos na sua casa. “Gostei muito da oficina. Quero fazer Ciência da Computação, mas a animação será um passatempo”.