Trote solidário tem início com o cadastro para o banco nacional de medula óssea

Post---trote-medula cópiaNesta quarta-feira (8), a UNISANTOS mobiliza os alunos para a importância de ser um voluntário por meio do cadastro para o banco nacional de medula óssea. Para isso, haverá um posto para a coleta de uma amostra de sangue para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, no Campus Dom Idílio José Soares (Avenida Conselheiro Nébias, 300), das 9 às 13 horas e das 18 às 21 horas. A ação, que integra o Trote Solidário 2017, prossegue no dia 9, das 8 às 12 horas e das 18 às 22 horas, no Campus Boqueirão (Avenida Conselheiro Nébias, 589).

Única Instituição Comunitária de Educação Superior da região, a UNISANTOS incentiva ações de integração entre calouros e veteranos, marcadas pela solidariedade e justiça. A campanha de 2017 é organizada em parceria com as representações estudantis e prevê, até o dia 28 de abril, a arrecadação de alimentos não perecíveis (exceto sal, açúcar e vinagre), materiais de higiene pessoal, roupas e calçados. Também acontece doação de sangue e corte de cabelo, entre outras ações de cunho social e voluntário, mobilizando o maior número possível de estudantes.

As doações deverão ser entregues às representações estudantis correspondentes ao curso, sendo que as demais ações, devidamente comprovadas, também serão computadas. Cada item ou ação realizada valerá uma determinada pontuação. Ao final, a Associação Atlética, o Diretório ou Centro Acadêmico que somar mais pontos será premiado com uma ajuda financeira, lembrando que só poderá participar a representação estudantil que estiver regularizada junto à Universidade.

MEDULA – O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. O que mais dificulta a realização do procedimento é a falta de doador, pois as chances do paciente encontrar um doador compatível são de 1 em cada 100 mil pessoas, em média.