Trabalho final de Farmácia incentiva criatividade e empreendedorismo entre estudantes do 8º semestre do curso da UNISANTOS

Produtos estiveram expostos no hall de entrada do Campus Dom Idílio José Soares

Com o desafio de criar um produto inovador no mercado farmacêutico, estudantes do 8º semestre do curso de Farmácia apresentaram seus Trabalhos Finais de Curso, no dia 8 de novembro, no hall de entrada do Campus Dom Idílio José Soares. Empregando o conhecimento adquirido durante todo o curso, os futuros farmacêuticos expuseram os projetos desenvolvidos durante todo o ano, na disciplina de Farmácia Industrial, e foram avaliados em diversos aspectos, desde a legislação e marketing até a gestão farmacêutica.

O grupo formado por Heloísa Zanella, João Gabriel Gouveia, Jandir Bailoni e Leonardo Ribeiro criou o Pumpkream, um creme anti-idade feito com óleo de semente de abóbora e colágeno. Heloísa ressalta o uso dos laboratórios no processo de criação e a satisfação em demonstrar o produto pronto. “Foi um trabalho de um ano inteiro, de muita pesquisa e tentativas. Fizemos todo o processo aqui dentro dos laboratórios da universidade e chegar aqui hoje, ver que deu certo, que ficou legal e que as pessoas estão gostando, é muito gratificante para nós”.

Criação dos estudantes foram avaliadas por docentes

Já Isabela Muchon Perrella e Jennifer dos Anjos Santos Soares desenvolveram uma nova forma farmacêutica para medicamentos comumente usados por crianças. A proposta era que os medicamentos fossem disfarçados em chocolates, pirulitos e goma, todos na versão normal e diet, para que tivesse mais aceitação entre as crianças. “A gente conhece essa dificuldade das crianças com relação ao medicamento, sabe que eles acabam dando trabalho, não tomam, e atualmente nenhuma indústria trabalha com esse tipo de forma farmacêutica, então é algo bem diferente”, afirma Isabela.

Futuros farmacêuticos utilizaram laboratórios da Universidade para pesquisas

Os estudantes Andreia das Neves, Filipe Lima, Bruna Trindade, Bruna de Souza e Vera Alves criaram um redutor de medidas a base de óleos essenciais de pimenta negra e rosa e óleo de cacau, o Lipo Luxo. “A ideia surgiu porque queríamos fazer um cosmético relacionado a estética, que melhorasse a autoestima. É muito bom ver hoje as pessoas gostando, apreciando o produto que a gente fez com tanto carinho. Isso não tem preço”, diz Andreia.

Proposta do projeto é estimular criatividade e empreendedorismo

Pensando no crescimento do mercado vegano, o grupo formado por Jéssica Ferreira de Melo Reis, Ana Vitória Guimarães, Gabriela Lisboa, Marjory Fileto e Letícia Quiles desenvolveu o Dermaveg, um creme demaquilante vegano composto de óleo de coco e vitamina E. Apesar da dificuldade em conseguir desenvolver um produto 100% vegano, Jéssica afirma que o grupo pretende levar o projeto para o mercado. “Nós pretendemos seguir com o projeto, principalmente depois de hoje. Passaram umas três pessoas aqui falando da dificuldade de encontrar esses produtos e perguntaram até se estávamos vendendo.  Trabalhamos um ano todo, pesquisamos, nos esforçamos e ter essa resposta positiva hoje é maravilhoso, vale mais que a nota”, analisa Jéssica.

Vitória Matos, Thatyana Pereira, Juliana Soares e Mayra Wessling criaram o Lipeach, um creme anticelulite de rápida absorção que reúne três compostos ativos. As estudantes afirmam que a ideia surgiu a partir da demanda delas mesmas e desejam dar seguimento ao produto. Elas destacaram o fato do grupo ser formado exclusivamente por mulheres, o que fez com que pensassem em solucionar um problema que toda mulher tem. Além disso, destacaram que o creme tem fácil aplicação, e composição inovadora. Por todas essas razões, pretendem levar o produto para o mercado.