Tese de doutorado aborda a sessão de brinquedo terapêutico na enfermagem

Com recomendação para publicação, a tese de doutorado “A sessão de Brinquedo Terapêutico: contribuições para sua compreensão e utilização pelo enfermeiro”, da professora Vera Lúcia Alves dos Santos, foi aprovada, no dia 23 de abril, na Escola Paulista de Enfermagem, na Unifesp. Em sua avaliação, a banca considerou que o trabalho contribui de modo significativo para o conhecimento sobre a técnica do brinquedo terapêutico e para melhoria na qualidade de assistência à criança hospitalizada e sua família.

O objetivo do trabalho foi compreender como transcorre a sessão de brinquedo terapêutico utilizada pelo enfermeiro na assistência à criança hospitalizada. Para isso, foram analisadas 20 sessões realizadas com seis crianças pré-escolares e escolares hospitalizadas. Como resultado, a professora Vera Lúcia, agora doutora, apresentou que a sessão de brinquedo terapêutico é um processo que se desenvolve em quatro etapas interdependentes e complementares (Estabelecendo Vínculo, Explorando, Dramatizando e Parando de Brincar).

Na primeira etapa, a professora fala sobre como deve se dar a relação entre a criança e o enfermeiro, na segunda, a criança examina, analisa, experimenta e descobre as possibilidades que a sessão oferece, na terceira, ela tem a possibilidade de representar circunstâncias reais que a afligem, atemorizam, angustiam, impressionam ou que gostariam que acontecessem, e na quarta, prepara-se para dar desfecho às situações imaginárias, quando aceita a solicitação para encerrar ou pede para parar de brincar.

O trabalho da professora Vera Lúcia foi orientado pela professora doutora Circéa Amália Ribeiro, da Unifesp, e co-orientado pela professora doutora Fabiane de Amorim Almeida, da Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein. A banca foi composta pelas professoras doutoras Regina Issuzu Horooka de Borba (Unifesp), Luciana de Lione Melo (Unicamp), Rosa Lúcia Richa Ribeiro (Universidade do Mato Grosso) e Ana Llonch Sabatés (Universidade Guarulhos).