TECNOLOGIA – Simulador de Relevo, “SARND BOX”, irá contribuir para pesquisas nas áreas de bacias hidrográficas

Professor Jhonnes e os estudantes na apresentação do equipamento

Com uma tecnologia de última geração, a UNISANTOS é a primeira universidade da região a contar com o software de última geração, o SARND BOX.  O Simulador de Relevo, como também é conhecido o novo aparelho, está no Laboratório de Geociências da instituição e é um dos mais recentes investimentos para contribuir na formação dos estudantes e no desenvolvimento de pesquisas nas áreas de bacias hidrográficas, sistemas de drenagens, topografia, hidrologia e geodésia.

Desenvolvido pela Universidade da Califórnia, o software conta com um sensor de Kinect que mede as distancias desejadas. A partir dessas informações, ele transmite para o computador que irá programar dentro de uma caixa de areia todas as curvas de níveis e todas as funções de relevo e hidrologia desejada para estudo.

Aparelho de última geração simula ambiente real

Responsável por estudar o projeto e aplicar na prática toda sua metodologia, o pesquisador e professor mestre Jhonnes Alberto Vaz comenta que para chegar no resultado final do aparelho houve uma mobilização de diferentes áreas da Universidade. Segundo o docente, o SARND BOX pode ser utilizado até para uma aula mais lúdica de Geografia.

Além da sala de aula, o pesquisador também ressaltou a contribuição que ele irá trazer na questão da produção científica. “A ideia é começar a trabalhar diretamente aqui com essa questão da pesquisa, porque o aluno terá um crescimento ainda maior ao observar suas pesquisas diretamente no visual e não apenas na tela do computador em formato 2D. Agora ele poderá sentir, simular e isso irá ajudar ainda mais no progresso dos estudos”, destaca.