TCCs de estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS são selecionados entre os 30 melhores do Brasil, Portugal e Angola

Projeto de Agnes Santos propõe edifício educacional de uso comunitário na Vila Progresso

Dois projetos desenvolvidos por estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS foram selecionados entre os 30 melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de estudantes do Brasil, Portugal e Angola. Os trabalhos “De perto e de dentro: Novos olhares sobre a comunidade da Vila Progresso” e “metabolismo caiçara: operação urbana em Peruíbe”, desenvolvidos por Agnes Lúcia da Silva Santos e Matheus Duarte Pardal, respectivamente, foram selecionadas pela equipe de curadoria do ArchDaily, maior portal mundial do segmento, dentro de um total de 466 propostas de estudantes de países lusófonos.

O TCC de Agnes Santos propõe a intervenção em um edifício educacional de uso comunitário na comunidade da Vila Progresso, um dos bairros mais altos da cidade de Santos (SP). Tendo como premissa a preservação da vista aérea, é concebido um equipamento, abaixo do nível da rua. O edifício é proposto para ser público e convidativo, com terraços que seriam apresentados como um grande mirante verde que dariam continuidade à geografia urbana, assegurando a permeabilidade e a continuidade do espaço público.

TCC de Matheus Pardal é uma operação urbana na cidade de Peruíbe, no litoral sul de São Paulo

O projeto elaborado por Matheus Pardal é uma operação urbana na cidade de Peruíbe, no litoral sul do Estado de São Paulo. A proposta interpreta o Rio Preto como eixo indutor do binário infraestrutura-paisagem. Em diferentes escalas, que vão do planejamento urbano ao projeto arquitetônico, o TCC propõe, entre outras intervenções, ações relacionadas a habitação, mobilidade e questões socioambientais.

Os dois TCCs foram orientados pelo professor mestre José Maria de Macedo Filho.

ARCH DAILY – Espaço destinado para reunião de notícias, ferramentas e informações do segmento da Arquitetura, o portal recebe 13.6 milhões de visitas todos os meses. Anualmente, realiza chamada de trabalhos finais de graduação e seleciona os TCCs consideramos mais interessantes. O objetivo é apresentar visões inspiradoras e promover o debate para todo o segmento profissional.