SVSL – Universidade Católica de Santos comemora 69 anos de história e é referência no País

Dom Idílio José Soares e os fundadores da SVSL
Casa Amarela se tornou um marco na região

Fundada em 28 de agosto de 1951, a Sociedade Visconde de São Leopoldo, mantenedora da Universidade Católica de Santos e do Liceu Santista, representa um marco histórico na educação no litoral do Estado de São Paulo. A sua criação, ideário de Dom Idílio José Soares (terceiro bispo de Santos -1943/1966),  originou a instalação da primeira faculdade de Direito, que ficou conhecida como Casa Amarela, espaço que possibilitou a formação de notáveis homens e mulheres do campo jurídico e que permanece com as mesmas aspirações até os dias atuais, em outras instalações, mas no mesmo local, na Avenida Conselheiro Nébias, no bairro do Boqueirão.

Campus Dom Idílio é sinônimo de modernidade

Dom Idílio liderou um grupo de 14 pessoas, representantes de diferentes segmentos da sociedade santista.  O nome da instituição (Sociedade Visconde de São Leopoldo) é uma homenagem ao santista José Feliciano Fernandes Pinheiro, o Visconde São Leopoldo, criador dos cursos jurídicos no Brasil, governador da Província do Rio Grande e fundador da cidade gaúcha de São Leopoldo, durante o período imperial.

DESENVOLVIMENTO – Após a instalação do primeiro curso jurídico na região, o crescimento foi inevitável com a criação, em 1955, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Em 1959, a instituição incorporou a Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais e, na década 70, foram criadas as faculdades de Arquitetura e Urbanismo, de Comunicação e de Serviço Social. Nos anos 80, surgiram as faculdades de Farmácia, Enfermagem e Engenharia.

Faculdade de Direito preserva memória e é destaque no País

Dom Idílio faleceu em 1966 e Dom David Picão assumiu a presidência. Na sua administração, o Liceu Santista foi incorporado em 1977 e a Universidade Católica de Santos reconhecida em 1986. Com a resignação de Dom David, em 2000, a São Leopoldo passou a ser presidida pelo atual bispo emérito de Santos, Dom Jacyr Francisco Braido. Com a sua renúncia, conforme previsto pelo Código de Direito Canônico, por motivo de idade, Dom Tarcísio Scaramussa foi nomeado bispo diocesano e tornou-se, no dia 6 de maio de 2015, chanceler da UNISANTOS. No dia 27 de abril de 2016, Dom Tarcísio foi eleito, em Assembleia Geral da instituição, presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo.

Conheça a história da instituição. Acesse a linha do tempo. Clique AQUI.