STRICTO SENSU – Evento marca início do Mestrado Profissional em Arquitetura e Urbanismo 

O reitor Marcos Medina e a coordenadora do Mestrado em Arquitetura, Ana Elena Salvi

Primeiro da região nesta área, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS teve início oficialmente, no último dia 10.  A Abertura do semestre letivo do Mestrado Profissional foi significativa porque neste ano o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo comemora 50 anos, com uma presença marcante e reconhecimento nacional por conta da qualidade de ensino.

 

Com o objetivo de apresentar o programa e metodologia do curso, o evento contou com os futuros mestres e docentes, estudantes da graduação em Arquitetura e Urbanismo, o reitor, o professor mestre Marcos Medina Leite, a pró-reitora de graduação, professora doutora Rosângela Ballego Campanhã e a pró-reitora administrativa, professora doutora Mariângela Mendes Lomba Pinho.

 

A coordenadora do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, professora doutora Ana Elena Salvi, falou sobre o curso, linhas de pesquisa e dinâmica das aulas. Ela deu as boas-vindas aos estudantes e agradeceu o apoio da reitoria ao longo de todo o processo de elaboração do projeto.  “Neste ano em que completamos 50 anos, esse é o início de mais uma trajetória”, ressaltou.

 

Ronald do Couto Santos

Para o reitor, o professor mestre Marcos Medina, o Programa é um reflexo da história do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição. Ele também fez questão de agradecer aos docentes pela proposta do Mestrado, que é uma conquista da UNISANTOS, e ainda ressaltou sobre as responsabilidades dos discentes ao longo do curso. “Esse Programa proporciona grandes desafios e faz com que os novos alunos pensem junto com os pesquisadores em novos caminhos para a Região Metropolitana da Baixada Santista”, concluiu.

 

EXPECTATIVA- Formado na turma de 2000 do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, e especialista em Restauro do Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico, também pela UNISANTOS, Ronald do Couto Santos comentou que o interesse em cursar o Mestrado Profissional da UNISANTOS surgiu logo no momento em que ficou sabendo do curso. “Logo que surgiu essa oportunidade eu resolvi ingressar no curso, e o fato de ser na UNISANTOS foi um fator determinante para a minha escolha”, disse o mestrando, que durante a graduação também foi atleta patrocinado (judoca)  pela instituição.

 

PROGRAMA- Tendo como área de concentração “Arquitetura e Cidades” e as linhas de pesquisa em “Patrimônio Histórico Ambiental Urbano” e “Projeto e Planejamento Urbano Territorial”, o Mestrado Profissional em Arquitetura tem duração de quatro semestres. O objetivo é capacitar o profissional no campo da arquitetura, do patrimônio ou do urbanismo, para propor práticas inovadoras e sustentáveis do habitat; além de refletir sobre as práticas profissionais, com o propósito de inová-las ou transformá-las nos âmbitos do setor produtivo, da gestão pública ou privada, e do terceiro setor.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!