SEMINÁRIOS- O pertencimento como instrumento de preservação do patrimônio é tema de webinar do Ipeci

Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande

“O Pertencimento como Instrumento de Preservação do Patrimônio” foi o tema do primeiro evento da série Seminários do Ipeci, no último dia 17. Como o objetivo destacar a história e o pertencimento da população local em relação ao maior conjunto arquitetônico militar do Estado de São Paulo, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá, que foi revitalizada graças à iniciativa da UNISANTOS, o palestrante foi o coordenador da Assessoria de Relações Institucionais da Universidade, o professor doutor Cesar Bargo Perez.

Objeto de estudo do grupo de pesquisa Patrimônio e Pertencimento, do qual o professor Cesar Bargo é líder, a fotificação, que será avaliada por uma comissão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para se tornar Patrimônio Cultural da Humanidade, passa pelo pertencimento com a região. Segundo o docente, o pertencimento é uma apropriação afetiva entre o ambiente e a comunidade inserida nesta questão. Destacando os benefícios que o local trouxe para a região, o doutor em Comunicação ressaltou as atuações do grupo de pesquisa. “Quanto maior o número de pessoas informadas sobre o projeto e suas atuações, melhor será para a nossa Fortaleza”.

Professor Cesar Bargo

TRABALHO – Tema em destaque no debate científico, o pertencimento vem sendo trabalhado pela UNISANTOS, desde 1984, quando ela iniciou o desenvolvimento de projetos comunitários, com foco na inserção social, em Santa Cruz dos Navegantes, bairro vizinho ao monumento. A assinatura de um protocolo de intenções, em 1993, entre a UNISANTOS, a Prefeitura Municipal de Guarujá e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), selou o compromisso para as ações necessárias de restauro e preservação. Uma série de projetos, estudos, pesquisas, atividades de lazer, turismo e educação foram realizadas. A conscientização de sua importância e a sua recuperação foram inevitáveis e o monumento ressurgiu, passando a ocupar o cotidiano não só da comunidade vizinha, mas de toda Região Metropolitana da Baixada Santista.

PATRIMÔNIO MUNDIAL – Uma das responsáveis pela recuperação da  Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, a Universidade Católica de Santos tem atuado no sentido de preservar e valorizar as fortificações coloniais do Brasil. Dentre as ações, em 17 de junho de 2016, a UNISANTOS e o International Scientific Committee on Fortifications and Military Heritage (Icofort) assinaram termo de cooperação técnico-científico.

SEMINÁRIOS – Os Seminários do Ipeci são organizados pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), com encontros mensais voltados a estudantes e pesquisadores que integram o Programa de Educação Científica da UNISANTOS e demais interessados.