SEMINÁRIO – Estudantes de Arquitetura e Urbanismo apresentam trabalhos sobre a contribuição das mulheres

Estudantes pesquisaram a história e contribuição das arquitetas

“Esse debate é enriquecedor para todos os estudantes, tanto para formação profissional quanto pessoal, e isso deve ser feito na Universidade porque aqui é o lugar para o diálogo e o debate dos mais variados temas”, disse o professor mestre Denis Ferri da Silva, responsável pela aula aberta promovida pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, no último dia 11. O objetivo foi apresentar a contribuição das mulheres à arquitetura contemporânea, desde a crise do Movimento Moderno na década de 1960 até o século XXI.

Desenvolvida pelos estudantes do 8º semestre, a atividade fez parte do conteúdo desenvolvido na disciplina “História da Arquitetura e do Urbanismo VI.  Divididos em grupos, eles realizaram recortes sobre a trajetória e contribuições arquitetônicas de arquitetas que marcaram o período estudado, como Kazuyo Sejima, Denise Scott Brown, Yolande Daniels, Yvonne Farrell, Shelley Mcnamara, Elizabeth Diller, Carmem Piños, Zaha Hadid, entre outras que deixaram um registro na história da arquitetura.

Os estudantes apresentaram toda trajetória social das personagens, desde origem, formação acadêmica e profissional, além de toda produção de obras importantes que contribuíram para as inovações técnicas da arquitetura e do urbanismo. Mestre em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo, o professor Denis Ferri disse que a história sobre a contribuição de muitas arquitetas foi apagada, uma vez que a área é muito masculinizada.