SAÚDE – UNISANTOS promove evento internacional, em parceria com a Universidade de São Paulo, para discutir ciência avançada em ecologia do sono humano

Inscrições devem ser feitas no site do evento

A UNISANTOS, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), realizará a “São Paulo School of Advanced Science on Ecology of Human Sleep and Biological Rhythms”, entre os dias 2 e 12 de agosto, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, na capital. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva, e líder do Grupo de Estudos em Cronobiologia e Sono da UNISANTOS, a professora doutora Elaine Cristina Marqueze é uma das integrantes do comitê organizador do evento, que tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

A docente explica que o objetivo é reunir pesquisadores e estudantes renomados do Brasil e do mundo em um ambiente de ensino contemporâneo para ensinar conceitos básicos e discutir as consequências da aplicação desses conhecimentos no bem-estar, prevenção e tratamento de doenças em populações humanas. Temas como a ontogenia do ritmo circadiano, resultados de estudos epidemiológicos do sono, carga horária de trabalho, saúde e o timing da vida em sociedade e os desafios interpostos pelo andamento do tempo do nosso planeta e da evolução serão analisados nas palestras da Escola.

Professora Elaine Cristina Marqueze integra comitê organizador

“Nossa expectativa é que o evento seja um marco na história da cronobiologia internacional. Todos os professores convidados elogiaram muito essa iniciativa, dizendo que o mesmo entrará para a história da comunidade científica internacional”, revela a pesquisadora da UNISANTOS.

INSCRIÇÕES – A escola oferece 50 vagas para estrangeiros e 50 para brasileiros, sendo que a organização do evento subsidiará despesas de transporte e acomodação. Estudantes e jovens pesquisadores (no máximo com título de doutorado obtido há até 5 anos), envolvidos em pesquisas em cronobiologia, sono, ecologia humana e áreas correlatas são o público alvo. As inscrições estão abertas até o dia 28 de fevereiro no endereço eletrônico  https://espcachrono.wixsite.com/school-of-advanced. Os critérios de avaliação, o programa e o currículo dos professores/pesquisadores convidados também estão disponíveis no site.