SAÚDE – Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva publicam artigo no Pediatric Nephrology

Influence of air pollution on renal activity in patients with childhood-onset systemic lupus erythematosus”. Esse é o título do artigo desenvolvido pelos docentes pesquisadores do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva da UNISANTOS, os professores doutores Alfésio Luís Ferreira Braga e Luiz Alberto Amador Pereira, que foi publicado em abril no “Pediatric Nephrology”, Journal of the International Pediatric Nephrology Association.

 

A pesquisa teve como objetivo avaliar os efeitos da exposição individual em tempo real a poluentes do ar na atividade renal de pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico. Durante a realização do estudo, os pesquisadores realizaram avaliações clínicas e testes laboratoriais em pacientes pediátricos com lúpus e chegaram à conclusão que a exposição à poluição do ar pode aumentar o risco de atividade da doença renal em portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico.

 

A pesquisa foi desenvolvida em parceria com os doutores em Medicina, Adriana Maluf Elias Sallum, Clóvis Artur Almeida da Silva, Lúcia Maria de Arruda Campos, Maria Fernanda Giacomin Goulart e Sylvia Costa Lima Farhat; da doutora em Fisiopatologia Experimental, Ana Julia de Faria Coimbra Lichtenfels; da médica especialista em Reumatologia Pediátrica, Andressa Guariento Ferreira Alves; e da médica, Juliana Farhat.

 

Luiz Alberto Pereira
Alfésio Braga

DOCENTES –  Médico sanitarista, o pesquisador Luiz Alberto Amador Pereira é doutor em Medicina, docente e líder do Grupo de Avaliação de Exposição e Risco Ambiental da UNISANTOS.  É médico no Hospital das Clínicas e pesquisador do Núcleo de Estudos em Epidemiologia Ambiental e do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 

Graduado e doutor em Medicina, Alfésio Luís Ferreira Braga é pós-doutor em Epidemiologia Ambiental pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard (2001). Integrante do Grupo de Avaliação de Exposição e Risco Ambiental da UNISANTOS, é pesquisador sênior do Núcleo de Estudos em Epidemiologia Ambiental, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!