CONGRESSO – Pesquisadores do Grupo de Estudos de Cronobiologia e Sono apresentam trabalhos

Integrantes do Grupo de Estudos de Cronobiologia e Sono

Pesquisadores do Grupo de Estudos de Cronobiologia e Sono (GECS) apresentaram nove trabalhos durante o XVIII Congresso Brasileiro de Sono, realizado entre os dias 12 e 15, em São Paulo. Líder do grupo, a professora doutora Elaine Cristina Marqueze é coautora em todos as pesquisas dos seguintes estudantes e egressos da UNISANTOS: Thaynara de Pontes Silva (estudante de Enfermagem – Programa de Iniciação Científica), Christiane Correia (estudante de Enfermagem – Programa de Iniciação Científica), Ananda Félix Garrido (egressa de Enfermagem), Adriana S. Duarte (egressa de Enfermagem), Patrícia Santana (Mestranda em Saúde Coletiva), Carlos Alberto Souza (Mestrando em Saúde Coletiva), Paula Souza (Mestranda em Saúde Coletiva), Luciana Nogueira (Doutoranda em Saúde Coletiva) e Pollyanna Pellegrino (Doutora em Saúde Coletiva).

Dos nove trabalhos apresentados, dois foram premiados como os melhores do congresso: Effects of melatonin on work ability: a randomized, double-blind, crossover controlled clinical trial, de Christiane Correia, José Cipolla-Neto, Claudia Roberta de Castro Moreno e  Elaine Cristina Marqueze; e Can melatonin supplementation improve cardiometabolic parameters of overweight night workers?,  de Patrícia Santana, Adriana S. Duarte, Ananda Félix Garrido, Grabriella Habib Rodrigues, Luciana Nogueira, Pollyana Pellegrino, José Cipolla-Neto, Claudia Roberta de Castro Moreno e Elaine Cristina Marqueze.

Apresentação dos trabalhos durante o congresso em São Paulo

Além dos premiados, foram apresentados e tiveram destaques os seguintes trabalhos:

• Effect of melatonin on the nocturnal sleep of overweight night workers, de
    Pollyanna Pellegrino, Luciana F.R. Nogueira, Cátia P. Reis, Teresa Paiva, José Cipolla-Neto, Claudia Roberta de Castro Moreno e Elaine Cristina Marqueze;

• Timing and composition of the last meal before bedtime affect sleep parameters of night workers, de Luciana Fidalgo Ramos Nogueira, Pollyanna Pellegrino, José Cipolla-Neto, Cláudia Roberta de Castro Moreno e Elaine Cristina Marqueze;

• Effect of melatonin on diabetes markers and social jet lag according to chronotype, de Adriana de Sousa Duarte, Ananda Laís Felix Garrido, Mayara Teixeira Vanderlei Silva, Luciana Fidalgo Ramos Nogueira, José Cipolla-Neto, Claudia Roberta de Castro Moreno e Elaine Cristina Marqueze;

• Eating habits, sleep, and a proxy for circadian disruption are correlated with dyslipidemia in overweight night workers, de Ananda Laís Felix Garrido; Adriana de Sousa Duarte, Patrícia Teixeira Santana, Gabriella Habib Rodrigues, Pollyanna Pellegrino, Luciana Fidalgo Ramos Nogueira, José Cipolla-Neto, Claudia Roberta de Castro Moreno e Elaine Cristina Marqueze;

• Efeitos da suplementação de melatonina nos marcadores de diabetes de acordo com o perfil lipídico da dieta em trabalhadoras noturnas, de Carlos A R Sousa, Luciana Nogueira e Elaine Cristina Marqueze;

• The relationship between the use of exogenous melatonin and the mental health of overweight night nurses, de Paula Souza, José Cipolla-Neto, Claudia Roberta de Castro Moreno e Elaine Cristina Marqueze;

• Exogenous melatonin supplementation decreases insomnia symptoms in overweight night works, de Thaynara Ponter Silva, José Cipolla-Neto, Claudia Roberta de Castro Moreno e Elaine Cristina Marqueze.

* Fotos: Divulgação