SAÚDE – Doutora em Saúde Coletiva dá dicas sobre higienização e segurança dos alimentos

Docente recomenda higienizar frutas e hortaliças com uma solução clorada

O excesso de (des)informação, principalmente em tempos de pandemia, como a Covid-19, requer muita atenção às fontes de informação, que devem ser checadas a todo momento. Em relação aos cuidados com a saúde, algumas questões que geram muitas dúvidas são as relacionadas à higiene e segurança dos alimentos.

 

Doutora em Saúde Coletiva, a professora Rosângela Bampa Schattan, que ministra a disciplina Higiene e Controle de Alimentos, nos cursos de Gastronomia e Nutrição, esclarece algumas questões e dá dicas importantes, desde o momento das compras em supermercados e feiras livres até a necessária higienização dos alimentos.

 

Sacolas retornáveis são recomendadas por serem de mais fácil higienização

SACOLAS – A docente explica que optar por sacolas retornáveis, ou de tecido, é o ideal, pois podem ser higienizadas mais facilmente. É comum que algumas pessoas optem pelas sacolas do supermercado para utilizá-las no lixo na pia. Nesse caso, ela ressalta que antes de utilizá-las para qualquer finalidade em casa é necessário higienizá-las com água e detergente e secá-las.

 

Ao chegar do supermercado ou da feira livre, ela alerta que o correto é higienizar os produtos. “Eles podem ser lavados da mesma forma, e se possível, borrifar álcool 70% e secar com papel toalha. Alimentos que irão para o congelador, como carnes à vácuo, que geralmente são lacradas, também podem passar por esse processo. Já as carnes do açougue que tiverem a embalagem danificada, devem ser colocadas em outro recipiente ou saco plástico, mas não a sacolinha do supermercado”, detalha.

 

FRUTAS E HORTALIÇAS – Para esses alimentos, a docente recomenda higienizá-las com uma solução clorada, que pode ser comprada nos supermercados. Para quem prefere preparar a solução caseira, ela faz um alerta para o cuidado na hora de comprar a água sanitária, pois o produto costuma ser indicado para desinfecção ambiental. Por esse motivo, é importante verificar no rótulo da água sanitária se ele indica o uso para higienização de alimentos.

 

“No preparo da solução clorada, deve-se utilizar 1 colher de sopa para 1 litro de água. Prefira recipientes de plástico ou louça, não os metálicos, pois pode corroê-lo. Após o preparo, deixar as verduras e hortaliças de molho por 15 minutos nessa solução. Com as mãos devidamente higienizadas, enxaguar os alimentos em água corrente”, orienta.

 

Carne, frango e ovos não devem ser lavados

CARNE E FRANGO – Esses alimentos não devem ser lavados, pois durante esse processo transmitem diversas bactérias para a pia. Durante o preparo, essas impurezas são eliminadas em contato com o fogo. Apesar de necessitar de um tratamento diferente, o mesmo acontece com o ovo. Segundo a professora, o ideal é trocar a embalagem original por um recipiente com tampa, antes de guardá-los no refrigerador. Lavar rapidamente antes do preparo apenas. “Existe uma película protetora no ovo. Ao lavá-lo, ele perde essa película, e tudo que está fora pode afetar a parte de dentro, além de acelerar seu envelhecimento”.

 

Mesmo sabendo que os restaurantes estão seguindo as orientações do Ministério da Saúde e secretarias de saúde, ela alerta para cuidados que devem ser seguidos na hora de pedir refeição pelo serviço de delivery. “Ao pegar a embalagem, transfira o alimento para um recipiente próprio e descarte o do restaurante, finaliza a docente, lembrando que é fundamental manter sempre a higienização das mãos.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!