RESTAURANTE-ESCOLA – Mais 22 jovens são recebidos para o curso de qualificação de alimentos e bebidas

Professor Anderson Santana e parte da nova turma do restaurante-escola Estação Bistrô

A UNISANTOS recebeu mais 22 jovens para o curso de qualificação em serviços de alimentos e bebidas do restaurante-escola “Estação Bistrô”. Eles, que cumpriram uma carga horária de 60 horas teóricas, integram a 19ª turma do projeto realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos. Educação Financeira, Empreendedorismo, Fundamentos de Confeitaria e Panificação, Habilidades Básicas na Cozinha, Hospitalidade e Serviços de Salão e Práticas de Cozinha Quente e Fria fizeram parte do conteúdo desenvolvido na instituição.

Aulas teóricas na UNISANTOS

Selecionados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Santos, esses jovens permanecem durante seis meses realizando atividades nas áreas da cozinha quente, cozinha fria, panificação, salão e bar do restaurante-escola. A formação que ocorre nesse período tem despertado a atenção, cada vez mais, de bares, restaurantes e hotéis da região, por isso há uma alta taxa de empregabilidade após o curso.

Para Rebeca Nascimento dos Santos, de 26 anos, a experiência é o que conta, por isso acredita que essa é uma oportunidade diferenciada e que pode alavancar as possibilidades de uma carreira na área. “Já estou gostando. Para mim é uma experiência única”, diz.

Gabriel Silva
Rebeca Santos

“Eu sempre gostei de Gastronomia. Acho que é uma coisa muito boa para conhecer”, conta Gabriel dos Santos Silva, de 19 anos. Ele achou que teria mais dificuldades para se adaptar, mas já está curtindo a nova experiência.

RESTAURANTE-ESCOLA – A parceria do projeto restaurante-escola “Estação Bistrô” teve início em 2012, por meio de parceria entre Ministério do Turismo, Prefeitura de Santos e a UNISANTOS. Em 2017, a renovação do convênio entre a Universidade e a Prefeitura foi a primeira formalizada no País com recursos orçamentários do poder público estatal, conforme define a Lei que qualifica a UNISANTOS como instituição comunitária de educação superior.

Por meio dos cursos de Gastronomia e Nutrição, a UNISANTOS faz a capacitação dos jovens em condições de vulnerabilidade social, abre campo de estágio para os universitários e atua diretamente com docentes e técnicos no local, além de realizar a gerência administrativa do espaço. O “Estação Bistrô” funciona de terça-feira a sábado, das 12 às 15 horas, no Largo Marquês de Monte Alegre, s/n, no Valongo, em Santos.