Restaurante-escola Estação Bistrô é aberto ao público e supera as expectativas

“Tenho confiança em vocês e na equipe que foi criada para treiná-los. Vamos lá, queremos o melhor”. Assim, o professor da UNISANTOS, Arnaldo Lafuente Júnior, coordenador do restaurante-escola Estação Bistr&ocirc,, incentivou os alunos do projeto, minutos antes da abertura ao público, ontem. Às 12 horas, a ansiedade dos jovens cedeu lugar à atenção aos clientes que chegaram com muita expectativa para conhecer a nova opção gastron&ocirc,mica de Santos.

Neste primeiro dia foram servidos 114 pratos, sendo que as opções do dia (Filé Mignon à Parmegiana, Linguado à Fiorentina e Frango com Legumes) agradaram muito os primeiros clientes. Fernando Sampaio Costa tem loja no Valongo a aguardava com expectativa pelo novo espaço. “Espero que este projeto tenha muito sucesso porque, provavelmente, vai contribuir para a diminuição do número de crianças sem ocupação. Para nós é uma boa opção. Fomos bem servidos, a comida é de qualidade e atendeu todas as nossas expectativas. Vamos voltar mais vezes”.

Funcionário da Petrobras, Marco Antonio Radecki elogiou o serviço e disse que vai se tornar um freguês, pois trabalha no entorno. “Acredito que esse espaço terá que ser ampliado, pois calculo um contingente diário de 40 pessoas, só de funcionários da obra vizinha”. De Presidente Prudente, o casal Ricardo e Débora Zacarias disseram que valeu a pena conhecer o restaurante. Eles ficaram sabendo do espaço durante o passeio de bonde e disseram que quando voltarem à Santos o local faz parte do roteiro de visitas.

Aprendizagem – Com muita expectativa, Caroline Messias Peres, 20 anos, estava cuidando das sobremesas na área de panificação do restaurante. Moradora do bairro Caruara, área continental de Santos, disse que a oportunidade é única e já se sente mais preparada para o mercado de trabalho. Aos 19 anos, Ana Amélia Tavares Barreiros também estava ansiosa com a abertura do local. Ressaltou que o projeto está valendo a pena. “Tivemos muitas aulas teóricas e agora estamos colocando em prática o que aprendemos”.

Também morador do bairro Caruara, Lincon Henrique Domingues Pereira, 19 anos, estava auxiliando nos serviços de bar. “Estou aprendendo muito e mais confiante para o mercado de trabalho”. Moradora do Morro da Penha, Noemi da Silva Carrillo Vidal, 17 anos, contou que estava tranquila e segura depois das aulas. “Já tinha a intenção de trabalhar nesta área. Esse projeto veio na hora certa”.

Projeto – Primeiro restaurante-escola da região, o  Estação Bistr&ocirc, é um projeto idealizado em parceria pela UNISANTOS, Prefeitura de Santos e Ministério do Turismo, que tem o objetivo de capacitar jovens, dos 17 aos 21 anos, cadastrados no Centro de Referência de Assistência Social.

Depois de passarem pelas aulas de Gastronomia e Nutrição, entre outras capacitações, que tiveram início em 8 de fevereiro, os alunos (20 jovens) permanecem até o mês de agosto, período que uma nova turma já começa a ser preparada para atuar no espaço.

O Restaurante-escola funciona de terça-feira a sábado, das 12 às 15 horas,  na Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, 1), no Centro Histórico de Santos. Todos os dias, são oferecidas três opções de pratos, ao preço de R$19,50.  Ainda há opção pelo cardápio fixo que inclui: dois antepastos, cinco saladas, sete pratos principais, quatro sobremesas e frutas da época. Também há itens para vegetarianos, além de bebidas, sucos, cervejas, coquetéis, uísques, drinques e licores.

Reservas podem ser feitas pelos telefones 3219-2975.

Confira a galeria de imagens abaixo.