Restaurante-escola “Estação Bistrô” forma terceira turma para área de alimentos

estacao bistro
Cerimônia foi realizada no próprio restaurante

Mais 17 alunos receberam certificado do restaurante-escola Estação Bistrô, projeto idealizado entre a UNISANTOS, Prefeitura de Santos e Ministério do Turismo. Esta foi a terceira turma do curso de capacitação na área de alimentos e bebidas, que completou 1 ano no mês de junho. Ao todo, 57 jovens já estão formados, sendo que mais de 30% já estão no mercado de trabalho formal.

A solenidade de entrega dos certificados aconteceu no último dia 23, no próprio restaurante-escola, que fica na antiga Estação do Valongo, no Centro de Santos. Pais e familiares do jovens participaram da cerimônia que contou com a presença do secretário de turismo de Santos, Luiz Dias Guimarães; da coordenadora do curso de Gastronomia da UNISANTOS, professora Rosangela Bampa Schattan; e Jamara Silva, do departamento de qualificação do Ministério do Turismo.

Projeto – Primeiro restaurante-escola da região, o Estação Bistrô é um projeto tem o  objetivo de capacitar jovens, dos 17 aos 21 anos, cadastrados no Centro de Referência de Assistência Social.

Depois de passarem pelas aulas de Gastronomia e Nutrição da UNISANTOS, que é responsável pela gerência do espaço, entre outras capacitações, os jovens colocam todo o aprendizado em prático no restaurante, atuando nas áreas da cozinha quente, cozinha fria, panificação, salão e bar.

O restaurante-escola funciona de terça-feira a sábado, das 12 às 15 horas,  na Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, 1), no Centro Histórico de Santos. Todos os dias, são oferecidas três opções de pratos, ao preço de R$21,00.  Ainda há opção pelo cardápio fixo que inclui: dois antepastos, cinco saladas, sete pratos principais, quatro sobremesas e frutas da época. Também há itens para vegetarianos, além de bebidas, sucos, cervejas, coquetéis, uísques, drinques e licores.