REFLEXÃO – “Mutirão pela vida! Por terra, teto e trabalho” é tema da VI Semana da Cidadania

Padre Gleyson, Dom Tarcísio e professora Maria Helena

“A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las”. Com esta frase de Santo Agostinho, o chanceler da UNISANTOS, o bispo diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa, sintetizou a importância da VI Semana da Cidadania, durante a abertura do evento, no último dia 10. O tema “Mutirão pela vida! Por terra, teto e trabalho” foi destacado por ele pela sua importância para a caminhada da Igreja. Fizeram parte da mesa o padre Gleyson Quirino de Oliveira, da Catedral de Santos, e a professora emérita da UNISANTOS, a ex-reitora Maria Helena de Almeida Lambert.

 

Professor Ricardo Galvanese

Doutor em Educação pela UNISANTOS, o professor Ricardo Costa Galvanese foi o responsável por ministrar a palestra de abertura do evento, que prosseguiu na UNISANTOS, nos dias 11 e 12. Apresentando o tema “Escutar: Análise da Conjuntura”, ele fez questão de destacar a importância do debate desta temática na atualidade. O pesquisador comentou que o País não está bem na questão da escuta e que é preciso trabalhar nessa perspectiva para que o mal não se torne o instrumento das relações pessoais. Segundo o palestrante, ouvir a realidade é uma grande dificuldade das pessoas. “Por isso, devemos delimitar o objeto de estudo, e buscar fontes e perspectivas concretas para compreender essa realidade”, ressaltou.

 

Professora Mariza Galvão

DISCERNIR – Docente dos cursos de Comunicação, Letras e Psicologia, a professora mestre Mariza Galvão ministrou, no segundo dia do encontro, a palestra “Discernir: A partir dos ensinamentos de Jesus Cristo”. Ao longo do debate, a convidada ressaltou a importância de tratar deste tema de forma clara e objetiva. “Essa temática é de grande valor e enquanto Igreja precisamos discernir a partir dos ensinamentos de Jesus Cristo”, destacou a professora.

 

Mesa de encerramento focou na economia solidária

Tendo a economia solidária e as ações sociais como tema central, no dia 12 o evento reuniu os seguintes palestrantes: Márcia Farah, coordenadora da Lavanderia Oito de Março, cujo objetivo é promover uma inclusão preventiva e transformação na sociedade com foco na inclusão da mulher;  André Leandro da Silva Nascimento, mestre em Saúde Coletiva pela UNISANTOS, coordenador do Projeto Coletivo Óleo Noel, que promove a reciclagem e venda de óleo de cozinha com moradores do Jardim São Manoel, em Santos;  além de Guilherme Prado, egresso de Relações Internacionais, coordenador da Livres Coop, uma plataforma que organiza grupos de consumidores, feiras e lojas para compras de alimentos sem agrotóxicos.

 

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!