RECONHECIMENTO – UNISANTOS premia os melhores TCCs das ETECs da região. Estudantes dos trabalhos vencedores são contemplados com bolsas de estudo integrais

Fruto de parceria entre a UNISANTOS e as ETEC de Peruíbe, Adolpho Berezin, Praia Grande, Doutora Ruth Cardoso, Cubatão e Aristóteles Ferreira, a Universidade premiou nos dias 7, 9, 10, 11, 14 e 15 respectivamente, os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) das instituições de ensino técnico-científico. Os vencedores do Programa de Reconhecimento de Excelência em TCC foram premiados com  bolsas de estudo integrais em qualquer curso da Universidade Católica de Santos.

Desenvolvidos ao longo do ano nas respectivas instituições conveniadas com a Universidade, por meio do Programa de Educação Científica para o Ensino Médio e Técnico, coordenado pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci),  os finalistas de cada escola apresentaram de forma remota as suas propostas para um júri formado pelos seguintes  docentes e pesquisadores da UNISANTOS: professoras doutoras Márcia Aps e Maria Aparecida Accioly, e os professores mestres Ciro Cirne Trindade, Elias Salim Haddad Filho, João Alfredo Carvalho Rodrigues Gonçalves, Jhonnes Alberto Vaz, Lilian Matheus Marques e Márcia Fernandes Melzer.

Plano de marketing para microempresário da cidade de Mongaguá

MONGAGUÁ  – Do curso Técnico em Administração da ETEC Adolpho Berezin, os estudantes Amanda Rocha, Ana Beatriz Muniz, Eduardo Gomes, Maria Tereza Gili e Melissa Silva foram os vencedores. Eles desenvolveram o trabalho de consultoria da empresa “Recanto da Tapioca”, que teve como objetivo criar um plano de marketing para uma microempresa da cidade.   Eles elaboraram um novo cardápio e apresentaram ideias sustentáveis para o negócio.

Projeto busca tem foco nos impactos ambientais

PRAIA GRANDE – Apresentando o projeto “Estudo Logístico de Gás de Cozinha em Praia Grande Visando o Crescimento do Mercado”, os estudantes do curso técnico de Logística, da ETEC de Praia Grande, Guilherme de Paiva Leite, Jonathas Pires da Silva, Milena Magdaleno, Pedro Henrique Ferreira Ribeiro e Vitória Alice Alcântara Munhóz conquistaram a bolsa integral da UNISANTOS. Com o objetivo de contribuir com a diminuição do impacto ambiental, social e econômico na área, eles desenvolveram soluções para aumentar ainda mais o crescimento deste mercado na cidade. Para o integrante do grupo, Pedro Henrique Ribeiro, o prêmio irá proporcionar a realização do sonho de estudar na UNISANTOS. “Meu maior sonho sempre foi estudar na Universidade e agora eu vou conseguir realizar”, contou.

Proposta sustentável para novos pontos de ônibus para São Vicente

SÃO VICENTE  – Do curso Técnico em Edificações, da ETEC Doutora Ruth Cardoso, os estudantes Eduardo Cicon, Gabriela Ferreira, Júlio Marques, Matheus Silva e Rafael Marques foram os contemplados com a bolsa de estudos integral na UNISANTOS. Os estudantes desenvolveram o projeto “Elaboração de Ponto de Parada”, cujo foco foi o desenvolvimento de uma proposta sustentável para novos pontos de ônibus para a cidade de São Vicente.

CUBATÃO – Com objetivo de contribuir com o equilíbrio entre a qualidade de vida e a natureza, e colaborar com o mercado vegano e vegetariano, os estudantes do curso técnico de Administração, da ETEC de Cubatão, Kaylane Melo da Cruz, Letícia Oliveira Santana e Matheus dos Santos Pinheiro da Silva foram os grandes vencedores. Eles desenvolveram o aplicativo “Veganize”, que tem como proposta orientar a população adepta de produtos especializados nesta área. Além disso, o app traz informações para a população que deseja adotar esse estilo de vida e dicas de receitas veganas e vegetarianas.

Jogo em aplicativo valoriza pontos turísticos de Santos

SANTOS  – Do curso Técnico em Agenciamento de Viagens, da ETEC Aristóteles Ferreira, os estudantes vencedores, Carlos Eduardo de Oliveira, Cendy dos Santos Domingues e Milena Souza dos Santos  realizaram o projeto “SantosCity Game”. O objetivo do trabalho foi desenvolver em realidade aumentada um jogo de tabuleiro dos pontos turísticos e monumentos da Cidade de Santos, que poderá ser utilizado em forma de aplicativo. Em cada casa do jogo, os participantes recebem as instruções sobre o local e o primeiro a chegar no final do tabuleiro é o vencedor.

PERUÍBE – Do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas da ETEC de Peruíbe, os estudantes Felipe Bruno Costa da Silva, João Vitor Silva Ribeiro e Ricardo Augusto Pereira Fernandes da Silva foram os grandes vencedores no primeiro dia de apresentações. Eles desenvolveram o aplicativo “I-Trampo”, que tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento da economia com a inserção de profissionais no mercado de trabalho, seja ele autônomo ou registrado em CLT.

Emocionado com a conquista, Ricardo da Silva comentou que receber essa bolsa da UNISANTOS é extremamente gratificante. Ele fez questão de ressaltar o empenho do grupo no desenvolvimento do projeto e agradeceu à Universidade por esta oportunidade. “Ano passado eu estive pela primeira vez na UNISANTOS e desde que pisei na instituição eu sabia que eu voltaria para realizar a minha graduação”, disse o estudante que pretende cursar Publicidade e Propaganda.