RECONHECIMENTO – Pesquisadora Selma Garrido Pimenta é homenageada pela contribuição acadêmica e científica

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, a professora doutora Selma Garrido Pimenta recebeu, no dia 14, a Comenda Comemorativa dos 40 anos do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. A homenagem foi em reconhecimento pela sua contribuição histórica e relevância acadêmica dos seus estudos sobre Pedagogia e formação de professores.

Doutora e mestre em Educação, a professora Selma Garrido é graduada em Pedagogia. Na USP, foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, diretora da Faculdade de Educação e pró-reitora de Graduação. Atuou como membro do Comitê de Avaliação da área de Educação junto à Capes. É Membro do Grupo de Trabalho Didática da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, do qual foi coordenadora e representou-o como membro do Comitê Científico da ANPEd por quatro anos.

REFERÊNCIA – Atualmente, a professora Selma Garrido é vice-presidente da ANDIPE – Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino – e coordenadora da Coleção Docência em Formação junto à Cortez Editora. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, didática, pedagogia e pesquisa educacional. As pesquisas mais recentes são no campo da Pedagogia Universitária e Docência no Ensino Superior. É Pesquisador 1 A CNPq.

Referência na área de Educação, tem dezenas de livros, capítulos de livros e artigos publicados. Em eventos científicos, apresentou mais de 300 trabalhos. Tem vasta produção técnica, participação em bancas de comissões julgadoras de professor titular e concurso público; dezenas de participações e organizações de eventos, além de dezenas de orientações de mestrado, doutorado e supervisão de pós-doutorado.