RECONHECIMENTO – Em comemoração aos 40 anos do curso de Enfermagem, docentes são homenageadas

Missa celebrada na Capela São José e cerimônia…
…presidida pelo reitor Marcos Medina Leite

Missa em Ação de Graças e cerimônia de outorga do título de Professora Emérita e do Brasão do Mérito Acadêmico marcaram as comemorações dos 40 anos do curso de Enfermagem da UNISANTOS, no último dia 12. Com a presença de mais de 200 estudantes, docentes e egressos do curso, as homenagens às professoras Realdina Pisetta (Irmã Alódia Maria), Luzana Marckevicius Bernardes e Márcia Fernandes Melzer emocionaram a todos em meio às recordações dos momentos marcantes de uma história que teve início em 1985.

…das mãos do reitor
Irmã recebeu o título…..

Homenageada com o título de Professora Emérita, a Irmã Alódia Maria está há 40 anos na instituição. Ela foi uma das organizadoras da então Faculdade de Enfermagem e a primeira diretora, sendo reconduzida ao cargo por mais uma gestão de quatro anos. Ela é graduada em Enfermagem, possui pós-graduação em Pedagogia e Didática Aplicadas à Enfermagem de Centro Cirúrgico, e especializações em Administração Hospitalar e Enfermagem do Trabalho. No curso, ministrou disciplinas, como: Enfermagem Médico-Cirúrgica; Ensino Clínico de Enfermagem em Saúde Mental e Ensino Clínico de Enfermagem na Saúde do Adulto. Atualmente, trabalha na Pastoral da Universidade.

“É uma graça muito grande, por isso agradeço sempre. Fico muito contente porque o nosso projeto continua, o curso está aí, formando grandes profissionais. É um curso que vai ao encontro da missão de uma universidade católica. Foram muitos desafios e conquistas. O tempo passou rápido e eu não esperava por essa homenagem. É uma felicidade imensa. Graças a Deus estou por aqui”, disse a homenageada que completou 93 anos, no dia 7 de maio.

BRASÃO DO MÉRITO ACADÊMICO

Luzana Bernardes

Emocionada por ser homenageada com o Brasão do Mérito Acadêmico, no dia seguinte em que completou 60 anos de idade, a professora Luzana Bernardes é graduada em Enfermagem e Obstetrícia, mestre em Saúde Pública e doutora em Saúde Coletiva pela UNISANTOS. Docente do curso de Enfermagem há 38 anos, já ocupou o cargo de diretora do Centro de Ciências da Saúde da instituição.

 

Atualmente é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva da UNISANTOS. Na instituição, também é membro da Diretoria do Núcleo Acadêmico de Pesquisa e Extensão em tuberculose, membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde (GIPS) e integrante do Comitê de Ética em Pesquisa.

 

“Esse é um momento muito importante, foram muitas conquistas e desafios. Estou emocionada, é muito especial. Esse é um curso diferenciado, há um reconhecimento da própria comunidade. Nós temos um curso de muita qualidade, pois primamos por um atendimento humanizado, ético e competente. São muitas histórias nestes 38 anos. Estou muito feliz”, destacou a docente.

 

 

PRATA DA CASA

Márcia Melzer

Prata da Casa, a professora Márcia Melzer também foi homenageada com o Brasão do Mérito Acadêmico. Ela é da primeira turma de estudantes formados pela UNISANTOS. Com especialização em Administração Hospitalar, é docente do curso de Enfermagem há 35 anos e atuou como enfermeira na Santa Casa de Santos, de 1988 a 1991.

Além de docente, a professora Márcia Melzer é ouvidora na instituição e atua na Pastoral da Universidade. Entre as disciplinas que leciona e lecionou, estão:  Introdução à Ciência da Enfermagem; Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem; Fundamentos da Enfermagem; Ética e Bioética; Exercício Profissional, Problemas do Homem Contemporâneo, Enfermagem na saúde do idoso; e Gestão em Assistência de Enfermagem.

Preparando as comemorações pelos 40 anos do curso, ela teve a grata surpresa de ser informada, quatro dias antes do evento, de que também seria homenageada. “Eu estava no primeiro dia em que começou essa história. Sou da primeira turma. Estava no primeiro dia de aula, no dia 5 de fevereiro de 1985. Eu acredito nesse curso. Estou muito emocionada. Enfermagem é a arte de cuidar. Eu acredito no ser humano. Esse curso me resgatou alguma coisa na essência do cuidar. Eu só tenho a agradecer. Tudo que tenho, eu devo a esses 40 anos de curso”, contou a docente que lembrou, ainda, que o curso é internacional, afinal tem profissionais atuando na Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, entre outros países.

 

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!