QUALIDADE – Estudante de Enfermagem tem pesquisa aprovada em um dos maiores eventos do mundo

Yzabelle de Lima Raimundo

“Percepções de profissionais de saúde sobre o cuidado de adolescentes que fazem uso de profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP)”. Esse é o título do trabalho desenvolvido pela estudante do 5º semestre do curso de Enfermagem, Yzabelle de Lima Raymundo, aprovado na 24º Conferência Internacional de AIDS, que acontece, entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, em Montreal, no Canadá.

 

Com o objetivo de analisar as percepções dos profissionais de saúde que atendem adolescentes que usam a profilaxia pré-exposição ao HIV no Brasil, a pesquisa é desenvolvida em parceria com mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva da UNISANTOS, Ayra Zaine Rodrigues Urbano. Sob a orientação da professora doutora Eliana Miura Zucchi, o estudo faz parte do projeto PREP 15-19, que avalia a administração da PrEP entre adolescente e jovens de 15 a 19 anos, que fazem uso diário de determinado comprimido com dois antirretrovirais associados.

 

RESULTADO- Prestes a viver pela primeira vez a experiência de apresentar um trabalho em um congresso internacional, a futura enfermeira comentou que a aprovação fez com que ela ficasse surpresa e contente com o resultado, devido à qualidade dos resumos enviados para a conferência. “Foram meses de trabalho, mesmo com a pandemia, para que tudo ficasse pronto e ocorresse da melhor maneira. Tudo isso me deixa muito feliz e satisfeita com o resultado da pesquisa”, destacou.

 

Integrante do Programa de Iniciação Científica do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas da UNISANTOS, Yzabelle Raimundo também fez questão de ressaltar que poder apresentar uma pesquisa em um encontro desta dimensão possibilita a abertura de diversas oportunidades profissionais futuramente. “É uma visibilidade tanto para as pesquisadoras como para o projeto. Além disso, é um diferencial para a minha carreira caso eu queira ingressar no Mestrado e continuar no mundo da pesquisa futuramente”, explicou.

 

CONFERÊNCIA- Considerado um dos maiores eventos do mundo nesta área, a Conferência tem como objetivo reunir especialistas para definir futuras agendas de pesquisa, e debater as evidências mais recentes em ação, além de traçar um novo consenso sobre a superação da epidemia de HIV como uma ameaça à saúde pública e ao bem-estar individual.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!