PUBLICAÇÃO – Docente tem capítulo em livro sobre Fonologia e estudante de Letras faz as ilustrações e a capa

Carolina buscou inspiração nos capítulos e pensou na escola pública para criar a capa

Docente dos cursos de Letras, Relações Internacionais e Tradução e Interpretação, a professora doutora Graziela Pigatto Bohn é uma das autoras do livro “Fonologia, Aquisição e Educação”, publicação que conta também com 16 ilustrações, inclusive a capa, de autoria da estudante do 5º semestre de Letras, Carolina dos Santos Ramos. A obra tem o objetivo de auxiliar educadores a introduzir a Fonologia e a Aquisição Fonológica como ferramenta ao ensino da língua portuguesa, melhor compreendendo o percurso linguístico da criança e suas semelhanças, diferenças e transferências ao mundo letrado.

Com o capítulo “Bilinguismo”, a professora Graziela Bohn, que integra o Comitê de Iniciação Científica do Instituto de Pesquisas Científicas (Ipeci) da UNISANTOS, aborda o conceito de bilinguismo e define a diferença entre bilinguismo primário, também denominado simultâneo, e secundário, também denominado consecutivo. Enfoca a aquisição bilíngue na infância tratando de aspectos que relacionam bilinguismo e aquisição, bilinguismo e cognição e bilinguismo e sociedade. Também apresenta uma discussão acerca das sociedades plurilíngues, em que crianças bilíngues ou multilíngues convivem.

ILUSTRAÇÃO – Para a estudante Carolina Ramos, o desenho era mais um hobby, que foi aprimorando desde criança, graças a vídeos que assistia de outros artistas. Por conta das aulas remotas em razão da pandemia de covid-19, o seu talento foi descoberto pela professora Graziela Bohn que observou com atenção os seus desenhos na parede do quarto durante as aulas e a convidou para o projeto do livro.  “Eu sempre desenhei desde pequena. A arte para mim é como um refúgio. acho que por isso sempre guardei os desenhos. Essa oportunidade abriu meus olhos para explorar esse lado, pois mostrou que consigo conciliar minhas paixões”, diz.

Carolina Ramos

Utilizando aquarela, giz de cera, lápis de cor e canetas hidrográficas ou à base de óleo para finalizar, Carolina desenhou, em sua maioria, partes do corpo humano conforme o conteúdo dos capítulos. O convite para ilustração da capa surgiu após as organizadoras da publicação, Raquel Santana Santos, Aline de Lima Benevides e Andressa Toni, observarem os desenhos dos capítulos. “Depois de ler e reler os capítulos do livro (para que a capa conversasse com o conteúdo), decidi desenhar duas crianças uniformizadas olhando para os fonemas, como se eles fossem mágicos. Isso uniria a educação, a aquisição (que, para mim, é uma área encantadora) e a fonologia. O fundo do cenário é uma lousa, também pra remeter essa ideia. Por se tratar de um livro promovido pela USP e pelo Santander Universidades, eu também achei que seria legal colocar representatividade e ilustrar com uma criança negra e outra indígena”, explica.

Sobre o curso de Letras, Carolina destaca: “Estou amando. A licenciatura superou as minhas expectativas. Cada vez que tenho contato com uma área diferente surge uma nova paixão, e amo os professores. A UNISANTOS oferece muitíssimas oportunidades, e eu estou gostando muito da forma como o curso é organizado. Recomendaria demais para todos que me perguntassem. Meu destaque vai para a área da pesquisa. Eu realmente acredito que a universidade crescerá cada vez mais se continuar investindo nesse segmento”.

Para acessar a publicação, clique AQUI.