PSICOEDUCAÇÃO – Estudantes de Psicologia ensinam manejos para cuidar da saúde mental durante jornada

Oficina sobre Burnout e Meditação
Jogo “Minha prioridade sou eu”

Meditação, arteterapia, manejo da ansiedade e da depressão, oficina dos sonhos e um jogo de tabuleiro criado para o estudante universitário. Estas foram algumas das atividades desenvolvidas durante a 1ª Jornada de Psicoeducação da UNISANTOS, promovido pelos estudantes do 7º semestre do curso de Psicologia, nos dias 25 e 26 de maio.

Estudantes criaram o jogo do manejo

Com o objetivo de simular o cotidiano do universitário e as situações que podem levar à ansiedade, as estudantes Maria Victória Piconi Leite, Stefanie Thiene Carlos, Natália Pizzimenti Ribeiro Camargo, Tania Moreira Paradinha, Bárbara Machado Carriço e Esther Figueredo Câmara, e o estudante Pedro Henrique da Hora Campos criaram o jogo do manejo “Minha prioridade sou eu”. Do ingresso ao curso até a formatura, as situações cotidianas foram descritas em um jogo de trilha com dado, no formato de tabuleiro e numa versão gigante para os jogadores caminharem.

Participantes refletiram sobre a ansiedade

Provas, trabalhos, notas e relacionamento em sala de aula foram algumas das situações apresentadas. Quando o jogador ficava em uma das casas com algum desafio, havia uma carta para o enfrentamento. Respiração, lista de prioridades, escrita sobre valores, medos e vontades, e mindfulness foram algumas das técnicas sugeridas no jogo.

SAÚDE MENTAL – Docente do curso de Psicologia e organizadora do evento, a professora mestre Rita de Cássia Zaher Rosa Paul ressaltou que a atividade foi uma forma dos estudantes de psicologia colocarem em prática tudo o que aprenderam em sala, além de ser um momento em que é preciso olhar para a saúde mental. Segundo ela, após a pandemia, as pessoas voltaram mais ansiosas, com depressão e pânico, então aprender a fazer o manejo sobre esse tema é fundamental. “São técnicas simples que podemos fazer”, disse.

Obras na área da psicologia puderam ser adquiridas

ANSIEDADE- Insônia, palpitação e falta de ar. Esses são apenas alguns dos sintomas da ansiedade que, diferente do que algumas pessoas pensam, não se trata de exagero ou drama. Para aprender a controlar os sintomas de inquietação, foi realizada uma dinâmica em que as pessoas respiravam fundo e seguravam uma bolinha de gel com as mãos, o objetivo era ensinar a tirar a atenção da crise e focar no objeto que estavam segurando.

Do curso de Direito, Raquel aprovou o evento

Do 5º semestre de Direito, a estudante Raquel da Silva Nunes achou a iniciativa muito bacana, principalmente porque em épocas de prova os estudantes ficam preocupados e não sabem lidar com a ansiedade. Para ela, é importante porque trata-se de uma forma de conhecer os sintomas e, caso necessário, buscar ajuda.

Paulo Henrique Gomes Vieira

Convidado pelo avô, que é estudante do curso, Paulo Henrique Gomes Vieira classificou a ação como extremamente interessante. Segundo ele, a iniciativa ajuda a atrair os mais jovens para a instituição e deixa a população ainda mais informada sobre questões relacionadas à saúde mental.

SEBO VIRTUAL – Além de participar das atividades, o público também pode adquirir obras na área da psicologia, ciências humanas, entre outras, no Sebo Virtual “Mania de Sebo”. Responsável pela loja de livros, a estudante do 9º semestre de Psicologia, Julia Brandão, comentou que observar as pessoas procurando obras e trocando contato por meio da literatura e da Jornada foi algo gratificante.