Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica são premiados durante evento

Jornada-Cientifica (3)
Alunos premiados comemoram conquista com representantes do Ipeci

Como parte da programação da VI Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) realizou, no último dia 17, a XI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica. O evento reuniu 60 trabalhos de alunos bolsistas de iniciação científica. Na ocasião, foram premiados 15 projetos, divididos nas áreas de “Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas”, “Ciências Exatas e Engenharias” e “Ciências Biológicas e Saúde”.

Jornada-Cientifica (1)
Professor doutor Sérgio Olavo fez a palestra de abertura do evento

Antes da apresentação dos trabalhos, que foram avaliados por uma comissão julgadora, houve palestra sobre “Alimentos geneticamente modificados na agricultura Brasileira”, ministrada pelo ex-diretor do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPECI), o professor doutor Sergio Olavo Pinto da Costa, detentor da comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, um reconhecimento a personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguem por relevantes contribuições prestadas à Ciência e à Tecnologia.

Thaís dos Santos Gonçalves, do 6º semestre do curso de Nutrição, Társis Moreira Reis, do 10º semestre de Engenharia Ambiental e Matheus Duarte Pardal, do 6º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, foram os três primeiros colocados de cada área.

Jornada-Cientifica (2)
Alunos-pesquisadores apresentaram projetos na forma de comunicação oral

A aluna Thaís dos Santos Gonçalves conquistou 9,75 pontos. Ela apresentou o trabalho “Toxicidade do lixiviado de embalagens plásticas em dois modelos biológicos”, que teve como foco a migração de metais pesados de embalagens de produtos industrializados para o alimento. “A UNISANTOS sempre apoia a iniciação científica e eu acho bem legal porque isso motiva os alunos”. A pesquisa “Desenvolvimento de pleurotus ostreatus em biorreatores”,  feita pelo aluno Társis Moreira Reis e avaliada em 9,78 pontos,  foca no preparado um substrato a partir de resíduos industriais. “Esse prêmio representa uma realização na minha vida, representa toda a vitória do meu pai e da minha mãe para poder me educar”. O primeiro lugar da área “Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas” foi conquistado pelo aluno Matheus Duarte Pardal, que tirou nota 10. O estudante, do curso de Arquitetura e Urbanismo, apresentou o trabalho “Segregação socioespacial em Santos/SP: mobilidade urbana sob uma perspectiva comparada”.

Para a professora doutora Verônica Altef Barros, que ministra aulas no curso de Direito e é coordenadora do Comitê Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica, o evento representa uma oportunidade para que os alunos divulguem os resultados de suas pesquisas e, ainda, tenham contato com os trabalhos de outros discentes. “É importante essa visão multidisciplinar. A Iniciação Científica permite a formação do aluno para o pensamento crítico, para uma visão universal do conhecimento científico. A jornada é a externalização de todo esse processo”.