Projeto de recém-formada em Arquitetura está entre os melhores do mundo

arquitetura
Perspectiva do trabalho
elaborado por Milena dos Santos

O projeto “New Center – City Hall of Guaruja”, da ex-aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS, Milena Jesus dos Santos, está entre os 351 melhores projetos do mundo apresentados na Bienal Internacional Archiprix 2015, realizada em Madrid, na Espanha. Desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso, em 2014, sob orientação do professor mestre José Maria de Macedo Filho, o projeto é o único da região aprovado para o evento e está entre os 26 trabalhos brasileiros aceitos.

projeto-arquitetura
Imagem geral do projeto
“New Center – City Hall of Guaruja”

Considerando que cada instituição pode encaminhar um único trabalho, o projeto foi escolhido por professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo para representar a UNISANTOS. O trabalho desenvolvido por Milena, elaborado com base em todas as disciplinas estudadas ao longo do curso, propõe a criação de um centro administrativo para a Prefeitura Municipal de Guarujá. Como o município possui dois núcleos urbanos geograficamente opostos e com características diferentes (um centro comercial e outro turístico), o projeto sugere a construção de um espaço que integre os dois polos preservando as características da paisagem e transformando a construção em um lugar de passagem e em um espaço de permanência.

ARCHIPRIX – A bienal Archiprix International, que ocorre de maneira itinerante, apresenta os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso de recém-formados nas áreas de arquitetura, urbanismo e paisagismo. O objetivo do evento é expor as tendências da arquitetura e do design, em nível de graduação, e estimular a introdução de jovens talentos no mercado. A bienal é uma iniciativa da Fundação Archipix, que é uma organização sem fins lucrativos. Todos os trabalhos desta e de outras edições poder ser vistos no portal www.archiprix.org.