Projeto de Arquitetura e Urbanismo é vencedor do concurso Ópera Prima

projeto
Corte esquemático mostra detalhes do projeto produzido por Dhiego Torrano

O projeto “Requalificação Urbana no Perequê”, produzido por Dhiego Magalhães Torrano, sob orientação do professor mestre José Maria Macedo Filho, conquistou a 24ª edição do Prêmio Ópera Prima. O trabalho foi apontado pela comissão julgadora como um dos cinco vencedores nacionais, dentre os 329 trabalhos inscritos em todo o Brasil.

Os trabalhos vencedores nacionais serão submetidos ao voto popular, por meio do portal www.arcoweb.com.br/concurso-opera-prima . O vencedor desta votação recebe, adicionalmente, o prêmio “Escolha do Público” e será conhecido na edição de abril da revista Projeto Design, na reportagem completa sobre a 24ª edição do Ópera Prima.

projeto-arquitetura
Projeto apresenta proposta de intervenção no bairro do Perequê

Projeto – O local da intervenção proposta pelo trabalho é o bairro do Perequê, habitado por uma comunidade de pescadores, na cidade de Guarujá. O projeto apresenta uma possível solução para reverter o processo de ocupações irregulares, por meio da criação de uma baia quadrada, conectando as residências à escola, ao mercado e a outros elementos representativos da comunidade local.

Habitações para o reassentamento da população residente na zona do mangue, escola, mercado de peixe, sistemas complementares de circulação e um farol, organizados em torno da água, constituem o programa do projeto. O modelo arquitetônico escolhido busca uma nova tipologia, propondo um sistema de módulos pré-moldados que visa a redução das ações construtivas.

Prêmio – O Ópera Prima é promovido pela revista Projeto Design. Ele é voltado aos alunos que tenham desenvolvido o seu trabalho final e concluído o curso de Arquitetura e Urbanismo. A 24ª edição é destinada aos estudantes que concluíram o curso nos anos de 2011 e 2012.