Projeto Caça Talentos estimula alunos para a iniciação científica

MOCCom o objetivo de incentivar os alunos dos primeiros e segundos anos, a UNISANTOS deu início ao projeto Caça Talentos do IPECI (Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas), um programa que dá oportunidade para o futuro pesquisador conhecer o universo da investigação científica. No final do primeiro semestre, foi criado o grupo Monitoramento da Oportunidade Científica (MOC), formado pelos alunos que integram a primeira turma do projeto.

O Caça Talentos busca também estimular o aluno para integrar os programas de iniciação científica e para seguir nos estudos em nível de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). A vivência nos laboratórios do IPECI, a orientação dos pesquisadores e o próprio trabalho de pesquisa proporcionam novas possibilidades de estudos e futuro profissional.

Do segundo semestre do curso de Ciências Biológicas, Steffani de Souza Melo e Vitória dos Anjos Shigematsu estão animadas com as possibilidades de estudos que começam a surgir. “Esta é uma possibilidade para crescer, obter mais experiência e já acrescentar no currículo”, diz Vitória, ressaltando que o projeto ajuda a despertar no aluno qual é o seu caminho no mundo da pesquisa. Stefani conta que está adquirindo mais conhecimento, que é uma experiência ótima, pois o fato de conviver em um   ambiente de investigação científica anima ainda mais para que ela continue neste universo de descobertas.

No quarto semestre de Tradução e Interpretação, Murilo Antunes Alves Lucindo diz que o MOC contribuiu para que ele seguisse no curso, pois conseguiu associar a sua área ao conhecimento tecnológico. Para ele, o trabalho é gratificante porque é por meio do seu trabalho que muitos da comunidade acadêmica descobrem novas oportunidades de estudo.