PROGRAMAÇÃO- Equipe formada por estudantes do 3º semestre de Ciência da Computação supera 23 times e é a vencedora da XIV Maratona de Programação Santo Scuderi

Competição reuniu 72 estudantes de Ciência da Computação e Sistemas de Informação

Estudantes do 3º semestre do curso de Ciência da Computação, Guilherme Evangelista dos Santos Fittipaldi Barros, Henrique Rinaldi Gomes Ricardo e Renato Santos Carvalho, que formaram a equipe “Os Magrão”, foram os vencedores da XIV Maratona de Programação Santo Scuderi da UNISANTOS. Realizada pelo segundo ano consecutivo de forma remota, a competição, no último dia 22, reuniu 72 estudantes (24 times) dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Avaliados pelo coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade, o professor mestre Ciro Cirne Trindade, e o professor mestre Thiago Ferrauche, os competidores tiveram de solucionar sete desafios que consistia na criação de softwares que facilitassem a solução de problemas. As equipes poderão representar a UNISANTOS na Maratona de Programação do ICPC (International Collegiate Programming Contest) da Association for Computing Machinary (ACM).

24 times tiveram o desafio de solucionar sete desafios no menor tempo possível

DESAFIOS – Acreditando que a Maratona é uma ótima forma de desafiar os estudantes, Henrique Ricardo acredita que a experiência com o uso da linguagem Python foi um dos fatores que ajudaram o grupo durante a disputa. “Pessoalmente, eu já tinha experiência na linguagem, e nesse semestre, com a matéria Linguagens de Programação, a turma toda passou a ter contato com a Python e isso ajudou com que resolvêssemos de forma mais rápida os problemas”.

Participando da Maratona pelo segundo ano consecutivo ao lado dos companheiros de equipe, Guilherme Barros comentou que apesar dos desafios impostos ao longo da competição, os exercícios de programação que são passados durante o curso fazem toda diferença nessa preparação. Segundo o estudante, mesmo sendo de forma remota, a Santo Scuderi é uma ótima experiência para os alunos ao longo do curso. “Graças à Maratona ficamos motivados para aprender uma nova linguagem de programação, além de durante a disputa aprender a controlar diversos pontos impostos pelos desafios”.

Henrique Rinaldi Ricardo
Renato Santos Carvalho

Para Renato Carvalho a distância dos outros companheiros não foi um problema ao longo da disputa, pois a experiência da edição passada colaborou para a deste ano. O estudante do grupo vencedor ainda ressaltou a importância de participar dessa competição. “A Maratona é uma disputa muito importante para os alunos, porque ela faz com que os estudantes tenham uma experiência que é bem recorrente na área de Ciência da Computação e programação no geral”.

EVENTO – A XIV Maratona de Programação Santo Scuderi contou com o patrocínio da AGE Technology, empresa desenvolvedora do SOC (Software Integrado de Gestão Ocupacional), e fez com que os estudantes sentissem a experiência de participar de um ambiente competitivo, e tivessem a liberdade e criatividade para resolver os problemas sob pressão.

SANTOS SCUDERI – O nome da maratona é uma homenagem ao professor mestre Santo Scuderi, que ministrava aulas nas áreas de Computação e Matemática na UNISANTOS. Ele faleceu em 2008, deixando viva a vontade de realizar uma maratona interna de programação na Universidade.