Professora do Mestrado em Direito apresenta pesquisa em universidade do Canadá

Do Programa de Mestrado em Direito, a professora doutora Ana Virginia Moreira Gomes é atualmente docente visitante no Institute for Feminist Legal Studies at Osgoode (IFLS), da Osgoode  Law School da York University, de Toronto,  no Canadá. No dia 4 de fevereiro, participou de evento dedicado às questões feministas, discutindo o trabalho doméstico no Brasil.

Ao participar do painel “Recognizing the family/worknexus: Domestic work, pensions and feminist projects”, a professora apresentou um detalhado quadro da situação das trabalhadoras domésticas no País, incluindo o número de mulheres nessa situação, o impacto da discriminação de cor e gênero, o isolamento das trabalhadoras (que torna as violações de seus direitos praticamente invisíveis) e a falta de sindicalização do setor.

A apresentação foi baseada em artigo de sua autoria, em coautoria com Patrícia Tuma Martins Bertolin. “Regulatory Challenges of Domestic Work: The Case of Brazil” foi  publicado por The Labour Law and Development Research Laboratory (LLDRL), da Mc Gill University’s Faculty of Law in Montreal, e está disponível pelo site www.mcgill.ca/files/lldrl/Gomes_Bertolin_WP3.pdf.