Professor Gilberto Rodrigues publica artigo em obra sobre o Refúgio no Brasil

Coordenador da Cátedra Sérgio Vieira de Melo na UNISANTOS, o professor doutor Gilberto Marcos Antonio Rodrigues, dos cursos de Graduação e Mestrado em Direito, participou da Reunião Internacional sobre Proteção de Refugiados, Apátridas e Movimentos Migratórios Mistos nas Américas, no dia 11 de novembro, em Brasília. O evento foi promovido pelo Ministério da Justiça e pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), com apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. 
 
 
 
Durante a Reunião foi lançada a obra Refúgio no Brasil – A Proteção Brasileira aos Refugiados e seu Impacto nas Américas, organizada pelo ministro da Justiça, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, que conta com o artigo O futuro do refúgio no Brasil e seu papel no cenário humanitário, de autoria do professor Gilberto Rodrigues. A obra conta com o texto de apresentação da atriz norte-americana Angelina Jolie, embaixadora da Boa Vontade do ACNUR.
 
 
Em seu artigo, o professor Gilberto Rodrigues fala das iniciativas do Governo em relação à diplomacia e suas ações, destacando que o tema dos refugiados está contemplado nesta nova política internacional. Em relação à sociedade civil, o professor destaca no âmbito acadêmico o papel de algumas instituição de ensino, momento em que cita a Cátedra Sérgio Vieira de Mello e a realização do I Seminário Nacional, pelo ACNUR e UNISANTOS, realizada em junho desta ano na própria Universidade. Discute ainda a política internacional brasileira pra refugiados nas dimensões política, econ&ocirc,mica e cultural.
 

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!