Professor Cláudio José lança a obra “Chagas da Inconfidência”

O marco histórico da Inconfidência Mineira, misturado a uma boa dose de ficção, transforma-se em &quot,Chagas da Inconfidência&quot,, obra do sociólogo Cláudio José dos Santos, que a Editora Leopoldianum da UNISANTOS lança no  próximo dia 19 (sexta-feira), às 18 horas, na Câmara Municipal de Santos (Praça Mauá, s/n – 1&ordm, andar).

A obra divide-se em quatro dimensões, passando pelos fatos sobre a Inconfidência Mineira a relatos escritos pela personagem principal, que faz a ligação entre as duas épocas, séculos XVIII e XXI, contestando a historiografia oficial.

A história se passa em um cenário onde um professor renomado por suas pesquisas em torno da História do Brasil tem as vagas de seu curso, intitulado &quot,Inconfidência Mineira&quot,, disputadas pelos mais ambiciosos candidatos. O curso tem a duração de quinze semanas, tempo suficiente para que os alunos tomem conhecimento da decepção sofrida por Tiradentes e seus inconfidentes. No meio do percurso, os alunos e o professor se deparam com a surpresa da contestação dos fatos, por parte de uma aluna. O confronto cresce a cada semana, criando condições para um desenlace surpreendente.

O professor Cláudio José dos Santos é pró-reitor comunitário da UNISANTOS, formado em Pedagogia e pós-graduado em Ciências Sociais. Ele leciona Sociologia e Metodologia do Trabalho Científico.