PRODUÇÕES – Estudantes do curso de Música da UNISANTOS apresentam arranjos musicais inéditos durante o tradicional Recital de Formatura

Apresentando clássicos da música brasileira, os estudantes do 6º semestre do curso de Música da UNISANTOS realizaram, em dezembro do ano passado, o seu tradicional Recital de Formatura. Pela primeira vez de forma virtual devido à pandemia da COVID-19, o evento marcou o lançamento de quatro arranjos musicais inéditos que foram elaborados ao longo do segundo semestre letivo de 2020.

Produzidos de forma individual e em diferentes espaços, como parte das atividades das disciplinas de Teoria Musical e Prática Instrumental VI, Prática de Ensino em Música IV, Composição, Orquestração e Arranjo II, Música e Tecnologia e Música e Literatura, sob a orientação dos professores doutores Cibele Odete Palopoli e Gil Nuno Vaz e mestres Rita Maria Gonçalves e Ricardo Cardim, os estudantes desenvolveram os seguintes arranjos: Anunciação, de Alceu Valença; Berimbau, de Vinicius de Moraes e Baden Powell; Adestes Fideles, Canção de Enya; e Aphronézia, que foi uma produção musical dos estudantes da Universidade.

CRIATIVIDADE – De acordo com a professora Cibele Palopoli, as produções realizadas ao longo do ano foram uma alternativa para que todos os docentes e estudantes pudessem produzir mesmo que de forma remota todas as atividades práticas propostas pelo curso. Segundo ela, apesar dos desafios, o resultado obtido foi extremamente satisfatório. “Este ano achamos essa saída criativa para colocar em prática nossas atividades e aproveitamos para lançar essas produções durante o recital”, disse.

Responsável por orientar uma das criações, a professora Rita Gonçalves ressaltou que o objetivo durante essa criação foi de proporcionar aos estudantes uma experiência com a música de forma diferente e criativa. “A proposta teve como tema escolher um elemento que representasse o Natal, e apresentar uma música na linguagem cênica, que poderia ser utilizada na sua prática pedagógica”.

CONTRIBUIÇÃO – Acreditando que essa edição do recital ficará marcada para sempre na história do curso de Música, o estudante Isaac de Lima Oliveira ressaltou a importância dessas produções que foram elaboradas pelos estudantes. “Essas atividades foram fundamentais para o grupo, porque como profissional da área de música você precisa atuar em grupo, mesmo que seja por meio das ferramentas digitais que são fundamentais na atualidade”, explicou.

PLAYLIST – Para acompanhar todas as produções desenvolvidas pelos estudantes, foi criada uma playlist no Youtube com todos os vídeos apresentados durante o segundo semestre de 2020, além do Recital de Formatura e dos arranjos Águas de Março e Eight Days a Week, produzidos no primeiro semestre do ano passado.

Clique AQUI para acessar a playlist.