PRODUÇÃO ARTÍSTICA – Estudantes do 6º semestre do curso de Música apresentam “Águas de Março”, em vídeo produzido a distância e de forma interdisciplinar

Clássico da música brasileira e considerada a melhor composição nacional de todos os tempos, “Águas de Março”, do maestro Tom Jobim, serviu de inspiração para os estudantes do 6º semestre do curso de Música produziram vídeos dos arranjos musicais. Por conta da pandemia de Covid-19, a atividade foi realizada de forma remota, individual e em diferentes espaços. Após a gravação, os desafios seguintes foram a adaptação dos arranjos, a sincronia, mixagem de áudio, e a edição.

O desafio foi proposto por meio da disciplina Teoria e Prática Instrumental V, sob a coordenação do professor mestre, o maestro Ricardo Cardim Cerqueira, com a parceria da disciplina Música na Cultura Popular I, ministrada pela coordenadora do curso, professora doutora Cibele Odete Palopoli. “Destaco o brilhante trabalho de arranjo musical e edição de áudio e vídeo elaborados pelo professor Cardim”.  Destaque também foi ressaltado pela participação, como cantora, da professora metre Rita Maria Gonçalves.

CONJUNTO – De acordo com o professor mestre Ricardo Cardim, a sua disciplina tem como proposta proporcionar a prática em conjunto entre os estudantes. Segundo ele, em virtude da pandemia a solução foi gravar o vídeo e seguir com as outras etapas de produção, o que resultou em um trabalho de quatro meses de duração.  “Primeiro, escolhemos juntos a obra para ser gravada, e como parte da aula é desenvolver a qualidade de execução do instrumento em grupo, eu orientava durante a produção dos seus vídeos”, explica.

Acreditando que mesmo com a distância a atividade conseguiu manter a turma reunida como antes, o estudante Vinícius de Oliveira Sousa comenta que apesar da dificuldade de acompanhar a partitura durante a gravação, o exercício foi extremamente importante para formação e desenvolvimento de todos. “Esse vídeo divulga ainda mais o nosso curso porque ele mostra que não aprendemos só sobre música, mas também a trabalhar em conjunto”.

Vinícius Sousa
Milena Giroud

UNIÃO – Segundo o estudante Paulo Ricardo Pereira do Rosário, a atividade fez com que a sala ficasse ainda mais unida. Ele explica que o vídeo mostra que a produção musical é capaz de ligar ainda mais as pessoas, mesmo com o distanciamento social. “Essa atividade influenciou muito na relação da sala porque todos nós estávamos juntos e dispostos em entregar o melhor resultado”, diz.

Para a estudante Milena Cola Giroud, a produção ressaltou a importância que cada aluno tem dentro do grupo e o quanto a prática em conjunto é necessária. “O vídeo mostrou que podemos fazer música juntos e trouxe uma sensação de estarmos reunidos. Além disso, o mais legal foi o momento que assistimos o resultado. Todo mundo se emocionou e parecia que estávamos numa sala tocando”.

Assista ao vídeo, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=L4pua2S6XfQ&feature=youtu.be