PRIMAVERA CRIATIVA – Egressa do curso de Gastronomia e chef Garde Manger do Estação Bistrô ministra workshop de flores comestíveis

Workshop foi realizado no Bonde Arte, estacionado na Praça Mauá, no Centro de Santos

Egressa do curso de Gastronomia da UNISANTOS, a chef garde manger do Restaurante-Escola ‘Estação Bistrô’, Kellyn Cugler Nascimento ministrou, na tarde de ontem (22), um workshop gastronômico com flores comestíveis. Realizado dentro do ‘Bonde Arte’, que estava em exposição na Praça Mauá, no Centro de Santos, o evento fez parte da programação do Festival Primavera Criativa, promovido pela Prefeitura Municipal de Santos, que é parceira da Universidade Católica de Santos no projeto do restaurante-escola.

A chef disse que mais de 95% das flores são comestíveis, destacando exemplos como: flor de mel, lírio do brejo, hibisco e tagetes. Formada na primeira turma do curso de qualificação em serviços de alimentos e bebidas do restaurante-escola Estação Bistrô, Kellyn também explicou outras questões relacionadas a esse tipo de produto, detalhando desde a melhor forma de cultivo até os benefícios proporcionados à saúde. Ela salientou inclusive que as plantas comestíveis são cultivadas de forma orgânica, ou seja, não contém agrotóxicos, inseticidas ou conservantes, diferentemente das comercializadas em floriculturas convencionais.

Kellyn Nascimento ensinou duas receitas com flores

PREPAROS – Ministrando pela primeira vez uma oficina dentro de um bonde, Kellyn Nascimento revelou que programou o workshop e os pratos ao longo de uma semana. Ilustrando o colorido da primavera e levando a teoria da oficina para a prática, a chef preparou duas receitas com o ingrediente principal do evento. A primeira foi uma salada de alface, flor e folha de capuchinha, pera, morango, queijo gorgonzola, gergelim branco e flores comestíveis, acompanhada de um molho de óleo de gergelim. A segunda foi um refrescante drink, com gelo de hibisco, suco de abacaxi com hortelã, flor de mel, vodca, água tônica e açúcar.

Formada na turma de 2016 do curso de Gastronomia da UNISANTOS, a chef, que está há 10 anos no Estação Bistrô, destacou que o curso foi de extrema importância para sua jornada e somou a experiência adquirida no restaurante-escola. “Quando eu cheguei na Universidade eu expandi meus conhecimentos, porque eu tive a oportunidade de complementar o que estava faltando na área e juntar a teoria com a prática”, finalizou.

Estação Bistrô funciona no Valongo

PROJETO – A parceria do projeto restaurante-escola “Estação Bistrô” teve início em 2012, por meio de convênio entre Ministério do Turismo, Prefeitura de Santos e a UNISANTOS. Em 2017, a renovação do convênio entre a Universidade e a Prefeitura foi a primeira formalizada no País com recursos orçamentários do poder público estatal, conforme define a Lei que qualifica a UNISANTOS como instituição comunitária de educação superior.

Por meio dos cursos de Gastronomia e Nutrição, a UNISANTOS faz a capacitação dos jovens em condições de vulnerabilidade social, abre campo de estágio para os universitários e atua diretamente com docentes e técnicos no local, além de realizar a gerência administrativa do espaço. O “Estação Bistrô” funciona de terça-feira a sábado, das 12 às 15 horas, no Largo Marquês de Monte Alegre, s/n, no Valongo, em Santos.