Presidente do C.A. “Alexandre de Gusmão” escreve sobre a eleição do STF

A eleição do novo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ant&ocirc,nio Cezar Peluso, no dia 10 de março, é motivo de orgulho para a UNISANTOS. Além de ex-aluno do curso de Direito, ele tem o título de Doutor Honoris Causa, outorgado pela instituição.

Presidente do Centro Acadêmico &quot,Alexandre de Gusmão, Adriano Ialongo Rodrigues registrou o quanto os alunos e membros da entidade devem se orgulhar por conta de um ex-aluno ocupar a mais alta instância do Poder Judiciário do Brasi.

Segue o texto enviado à Assessoria de Imprensa:

&quot,Nesta semana o plenário do Supremo Tribunal Federal elegeu como presidente daquela Corte o Ministro Antonio Cezar Peluso. Nascido na cidade de Bragança Paulista, o Ministro Peluso veio para a cidade de Santos ainda jovem e aqui estudou no então Instituto de Educação Canadá. Ainda em Santos foi aprovado em 1&ordm, lugar no vestibular da então Faculdade Católica de Direito, em 1962. Na faculdade o Ministro Peluso participou ativamente da vida acadêmica, sendo orador do Centro Acadêmico “Alexandre de Gusmão” e também seu presidente. E aqui consiste o porquê deste texto, pois muito nos honra, a nós que dedicamos grande parte de nosso tempo para manter viva a tradição até então nunca quebrada de produzir, dentro da faculdade e dentro do Centro Acadêmico, nomes que se destacam na sociedade brasileira. Eis o legado de Sua Excelência e de tantos outros que hoje são mestres, e eis o legado que hoje, presunçosamente, pretendemos deixar.

Não é sempre que um egresso de uma faculdade particular, ainda mais de uma faculdade particular localizada fora da capital, chega ao mais elevado posto da magistratura nacional. Portanto, digno de nota. É bem verdade que alcançar postos de destaque não é algo novo para a “Casa Amarela”, eis que dela já saíram valorosos advogados, promotores, juízes, desembargadores e até mesmo vereadores, prefeitos e deputados estaduais e federais. Mas como se disse o motivo do texto é outro.

Juiz de carreira desde 1967, o Ministro Peluso sempre ascendeu por méritos seus, por pura capacidade e vocação para julgar, verbo reservado para poucos vocacionados…

Nomeado em 2003 pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva, Cezar Peluso se tornou em pouco tempo referência naquele Tribunal e seus votos proferidos tornaram-se baliza para os demais ministros se posicionarem acerca de determinada matéria. Não por acaso no dia 10 de março de 2010 foi eleito para ser nos próximos anos, de acordo com suas palavras, “o porta voz das decisões da Corte”.

Nossas sinceras felicitações à Sua Excelência, o Ministro Cezar Peluso, e que a “nossa Casa Amarela” e o “nosso” Centro Acadêmico continue por longos anos sendo referência no ensino e celeiro de grandes juristas e de probos homens públicos. É o que almejamos&quot,.

Santos, 11 de março de 2010

Adriano Ialongo Rodrigues