PRÊMIO JOSÉ BONIFÁCIO – Mestranda em Direito  tem artigo premiado em congresso de direito ambiental

Lauriê Caroline Tenheri

Mestranda em Direito Internacional pela UNISANTOS, Lauriê Caroline Tenheri conquistou a 2ª colocação na categoria estudante de mestrado – XII Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva, durante o 18º Congresso de Estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Direito Ambiental. Com foco nos Direitos Humanos, ela foi premiada pela apresentação do artigo “Palafitas Santistas: antagonista do meio ambiente e qualidade de vida”.

Lauriê é egressa do curso de Relações Internacionais (2022) e ingressou no mestrado neste ano, com bolsa da Capes/Prosuc. “Minha maior motivação para seguir na área do Direito Internacional foi, sem dúvida, por meio da iniciação científica orientada pela professora doutora Gabriela Soldano. Foi por meio dos projetos que desenvolvi meu interesse na área de maneira que pudesse integrá-lo às Relações Internacionais”, ressalta.

ARTIGO – Como defensora dos Direitos Humanos, o seu artigo focou nas palafitas santistas com um exemplo das consequências negativas da desigualdade social, no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas. “É importante ressaltar que minha intenção ao abordar esse tema não é criminalizar as pessoas que residem na região do Dique da Vila Gilda, mas sim destacar que elas estão nessa situação devido à profunda desigualdade social. Além de enfrentarem a falta de políticas públicas eficazes, essas pessoas vivem em uma situação de vulnerabilidade ambiental, uma vez que não possuem acesso a serviços básicos, como rede de esgoto, por exemplo”, enfatiza.

Para a estudante que pretende se tornar uma promotora, os problemas enfrentados pelos moradores do Dique da Vila Gilda se tornaram uma inquietação, por isso acredita que é o seu dever destacar a situação para promover um debate significativo sobre a garantia dos direitos fundamentais em Santos.