PRÊMIO – Estudante de Pedagogia e egressa do Mestrado em Educação conquista o ‘Concurso Cultural Celio Nori’

Thaís é estudante de Pedagogia EAD e egressa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

Com o samba-enredo “Guaraype é meu nome”, Thaís Moura de Oliveira Salgado, que é estudante do curso de Pedagogia na modalidade EAD da UNISANTOS, foi uma das vencedoras do ‘Concurso Cultural Prêmio Celio Nori’, organizado pela Secretaria de Cultura de Santos. Com a conquista, a professora de música e de literatura, que é Mestre em Educação pela UNISANTOS, recebe investimento individual de R$ 1.900, oriundo de recursos da Lei Aldir Blanc.

Sobre o projeto, Thaís explica que a composição apresenta a história do Rio Ribeira de Iguape, importante rio do Vale do Ribeira, região próxima à Baixada Santista que foi ‘berço do descobrimento’ do Brasil. “Nasci no Vale do Ribeira e tenho contato com o rio Ribeira de Iguape desde sempre. Após fazer a leitura de artigos acadêmicos indicando a poluição do Rio e dos seus afluentes, visitei um pequeno porto em que canoas e barcos dos antigos pescadores ali encostavam. Observando aquela ausência da natureza propriamente dita, em um local em que foi abundante, a sensação foi a de que o rio estivesse se despedindo de mim”, comenta.

Rio Ribeira de Iguape, no Vale do Ribeira, é tema da composição

Thaís ainda acrescenta que a experiência no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UNISANTOS e no próprio curso de Pedagogia estão diretamente relacionadas à composição. “A vivência que adquiri na Universidade foi e é essencial para a compreensão das propostas contemporâneas da educação. Essas propostas precisam dialogar com princípios éticos e comprometer-se com o desenvolvimento integral do aluno, valorizando-se, por exemplo, o ensino da arte e da educação ambiental em uma perspectiva transdisciplinar”, argumenta.

NOVOS PROJETOS – Além do samba-enredo, a pesquisa elaborada por Thaís também dará origem a um livro. Com lançamento previsto para junho, “Guaraype e a Filosofia” versará sobre a história do rio Ribeira de Iguape no contexto histórico e, também, sobre o processo de composição do samba-enredo, explica. Com relação à composição musical, a autora também tem novos planos. “Um desejo é o de que a cantora Maria Bethânia, de quem sou fã, que também se dedica aos temas ambientais, gravasse esse samba-enredo, para que pudesse dar mais visibilidade para o rio Ribeira de Iguape e para a região do Vale do Ribeira que é a mais rica em biodiversidade da Mata Atlântica no Brasil, mas está em risco”, conclui.

Clique AQUI para escutar o samba-enredo “Guaraype é meu nome”, postado no canal Cultura Santos no Youtube.

Professora doutora Cibele Odete Palopoli

PREMIADA – Com o projeto ‘Workshop: A polka é como o samba’, a professora doutora Cibele Odete Palopoli, docente da UNISANTOS, também foi uma das vencedoras do ‘Concurso Cultural Prêmio Celio Nori’. Tendo como fio condutor as memórias do carteiro e músico amador Alexandre Gonçalves Pinto (ca. 1870 – ca. 1940), redigidas no livro “O Choro: reminiscências dos chorões antigos” (1936), a apresentação da flautista, professora e pesquisadora traz um panorama histórico acerca da polca, gênero musical que se originou na região europeia da Boêmia, em meados de 1830, mas que ganhou popularidade no Brasil cerca de quinze anos após o seu surgimento, a ponto de ser considerado pelo autor ‘uma criação nacional’.

Confira AQUI o vídeo publicado no canal Cultura Santos no Youtube.