PREMIAÇÃO: Projeto de recém-formados em Arquitetura conquista Menção Honrosa em concurso nacional

Com o projeto “Parque João Goulart”, os arquitetos Victor Candido Gabriel e Graziela Honório Botelho, recém-formados pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS, receberam Menção Honrosa na 31ª edição do concurso do portal Projetar.org. Os jurados destacaram a preocupação dos autores em gerar iluminação e ventilação natural para o baixio, além da organização espacial que permitiria múltiplos usos na parte elevada do Minhocão.

Realizado em parceria com a Associação Parque Minhocão, esta edição do concurso contou com a participação de 310 estudantes (ou recém-formados) de 74 cidades, 13 estados e 51 universidades. A temática foi o elevado Presidente João Goulart, popularmente conhecido como “Minhocão”, que foi construído originalmente como uma via expressa elevada, ligando o centro à Barra Funda, em São Paulo. Em 2018, a Prefeitura sancionou uma lei estabelecendo a criação do Parque Municipal do Minhocão e, consequentemente, a gradativa desativação da função viária do Elevado João Goulart.

Victor Gabriel e Graziela Botelho

Considerando preocupações atuais da sociedade, como a inclusão social, a busca por qualidade de vida, a problemática do clima e a empatia em relação aos pedestres, os autores propuseram preservar a história da construção integrando funcionalidades ao espaço. “O projeto possui uma crítica sobre questões ambientais e sociais que o Parque Minhocão apresenta atualmente e que poderiam ser solucionadas através de revitalizações simples, sem a necessidade de demolir todo o elevado”, descreveram os recém-formados em seu trabalho.

CONCURSO – O Portal Projetar.org promove concursos de ideias para estudantes de arquitetura e recém-formados, com o objetivo de estimular a criatividade e promover o aperfeiçoamento.