PREMIAÇÃO – Estudante da Terceira Idade obtém o 2º lugar no I Concurso Nacional de Redação da Justiça Eleitoral

Maria Ede Catani Antunes

Estudante do curso de extensão da Terceira Idade da UNISANTOS, Maria Ede Catani Antunes, a Dedé, obteve o 2º lugar no I Concurso Nacional de Redação da Justiça Eleitoral, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral. Com a redação “Meu voto tardio”, ela participou de três fases classificatórias que selecionaram os três melhores trabalho do Brasil.  No dia 9 de maio, estará em Brasília para a cerimônia de premiação.

Na redação, Dedé abordou a sua relação com o voto, o quão lenta e tardia foi na época, e como os jovens na atualidade possuem tantas facilidades para se tornarem aptos ao voto.  Cita que no século passado era inadmissível um jovem de 16 anos poder votar, ainda mais uma menina.

Ela nasceu em 1944 e só foi votar pela primeira vez em 1989. Por isso, em seu texto explica que por conta da Ditadura Militar, não tinha nenhum interesse em votar. Mas assim “que isso virou passado”, ela fez questão de exercer a cidadania, participando até mesmo de manifestações. “Foram incontáveis 45 anos de espera, por isso que agora, mesmo com mais de 70 anos e tendo o direito do voto facultativo, faço questão de participar desse importante momento cívico”, escreveu.