PREMIAÇÃO – Egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS conquistam primeira colocação em ‘Concurso Habitação de Interesse Sustentável’

Projeto emprega conceitos de sustentabilidade e eficiência energética

Egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS, Ricardson Ferreira Ricardo (responsável técnico); Carina Costa dos Santos, Caroline de Oliveira Tavares e Igor Augusto Coimbra de Almeida (coautores) conquistaram a primeira colocação do ‘Concurso Nacional de Ideias em Arquitetura para Eficiência Energética em Habitação de Interesse Social’, competição nacional, promovida pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), com apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e Associação Brasileira de COHABs, que recebeu 184 inscrições, de 20 diferentes estados brasileiros. O Anúncio foi realizado na última segunda-feira (24), em ato público transmitido ao vivo pelo canal do Projeto Eficiência Energética no Desenvolvimento Urbano Sustentável (EEDUS).

 

O edital propôs a criação de habitações que incorporem os pré-requisitos de moradias que compõem o Programa Casa Verde e Amarela, utilizando a aplicação de conceitos de sustentabilidade e eficiência energética, sem aumento de custos, além de indicar a aplicação de processos construtivos industrializáveis e/ou replicáveis, adaptáveis às diferentes regiões e contextos brasileiros.

 

Proposta será adaptada para adaptação do conjunto arquitetônico a um lote real

Com a conquista da primeira colocação, os egressos recebem um prêmio de R$ 20 mil reais e asseguram a assinatura do contrato de R$ 113,3 mil com a GIZ, para adaptação do conjunto arquitetônico a um lote real, ainda em nível de estudo preliminar e, em sequência, desenvolvimento até o nível de projeto executivo (Arquitetura, Cálculo Estrutural, Instalações Técnicas) de um módulo construtivo.

 

PROJETO – “Acreditamos que construir a cidade é construir vazios, permitir locais de encontros e experiências, um abrigo como mediação entre território, arquitetura, infraestrutura e paisagem. Não apenas um térreo aberto, mas um local que permita que as ruas da cidade se conectem de forma natural, que tenha a capacidade de articular e hierarquizar os usos públicos e privados deste edifício, criando um potencial indutor de urbanidade e incentivo à apropriação popular”, explicam os autores no descritivo do projeto.

 

Projeto foi baseado no sistema de painéis pré-fabricados de concreto armado

A proposta dos arquitetos foi baseada no sistema construtivo e estrutural de painéis nervurados pré-fabricados de concreto armado, a fim de otimizar o processo construtivo, custo de obra e resíduos. Eles destacam que, além de permitir a adaptação às diferentes situações topográficas, o sistema proposto permite que estes painéis sejam produzidos em uma fábrica ou barracão, priorizando a utilização de materiais locais, evitando grandes deslocamentos e potencializando o comércio local. Clique AQUI e confira os detalhes do projeto.

 

HISTÓRICO DE PRÊMIOS – A conquista de prêmios não é novidade para a equipe. Durante o período em que foram estudantes da UNISANTOS, Ricardson, Carina, Caroline e Igor conquistaram diversos concursos, juntos, ou em projetos com outros colegas de curso. Com o projeto Subversive Paradigm conquistaram menção honrosa no concurso internacional “24Hbiomimetic – collective”;  com o projeto “Casulo – casa portátil para moradores de rua” obtiveram o 1º lugar no concurso “Casa Portátil”, do Projetar.org; e com o trabalho intitulado “OMNI Parada de Ônibus” superaram 148 participantes do Brasil e venceram o concurso “Parada de ÔNIBUS”, também do Projetar.org.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!