PRÁTICA – Estudantes do curso de Jornalismo realizam a cobertura do evento cultural ‘Steampunk Santos’

Estudantes participaram da atividade com supervisão do professor mestre Robnaldo Fidalgo Salgado

Os estudantes do 5º semestre do curso de Jornalismo puderam levar o aprendizado para além da sala de aula. No último dia 11, eles vivenciaram na prática os desafios da reportagem, realizando a cobertura jornalística do Steampunk Santos, sob supervisão do professor mestre Robnaldo Fidalgo Salgado. Após dois anos sendo realizado de forma virtual, o evento aconteceu de modo presencial no espaço “O Beco”, no Centro Histórico de Santos.

Andressa Évora

A estudante Andressa de Oliveira Santos Évora Bráz disse que foi a primeira vez que participou de um evento fora da universidade. Para ela, a experiência foi uma grande oportunidade para o estudante de Jornalismo. “A gente consegue vivenciar o mundo do jornalismo antes mesmo de se formar”.

Caroline de Mello
Matheus Vieira

Caroline Araújo Ferreira de Mello considerou a experiência muito boa porque oferece bagagem para o estudante levar para além da faculdade. O estudante Matheus Vieira Ribeiro Gonçalves já tinha vivenciado a experiência de cobrir um evento dentro da universidade, mas fora do ambiente acadêmico foi a primeira vez. Ele considera que foi uma experiência “sem igual”.

Luzia Gama

PREPARAÇÃO – “Acho incrível porque é uma preparação para o mercado”, destacou a estudante Luzia de Souza Gama, que participou pela primeira vez de um evento externo. Para a jovem, entrevistar as pessoas e depois escrever a matéria é excelente porque já é um preparo para a vida profissional.

Allan Bueno

Amante da cultura nerd, pop e geek, o estudante Allan Pereira Sampaio Bueno descreveu o evento como incrível. “Me sinto em casa falando de coisas que eu gosto”. Ele lembrou que como estudante da UNISANTOS é o primeiro evento externo que faz cobertura e que é uma forma de pôr em prática o aprendizado.

Jaqueline Nunes

“É um acerto imenso da UNISANTOS proporcionar esse tipo de experiência para nós, futuros jornalistas”, definiu a estudante Jaqueline Nunes dos Santos. Ela não conhecia a cultura do Steampunk e aproveitou a oportunidade para conversar com as pessoas e conhecer mais sobre esse universo. Para Jaqueline, a prática é a melhor forma de aprender a ser um profissional preparado.

Mariana de Pinho

VOLUNTÁRIA – Do 1º semestre, a estudante Mariana de Pinho Oliveira ficou feliz com a oportunidade. Ela não imaginava ter essa experiência logo no primeiro semestre, e também ficou encantada com o universo Steampunk. Para a jovem, a oportunidade que a instituição ofereceu traz experiência para o aluno, além de uma bagagem acadêmica. “Das próximas vezes, já vou saber formular perguntas melhores e ter um olhar mais clínico”, destacou.

O evento foi organizado pelo ilustrador e professor mestre Alexandre Valença Alves Barbosa, do curso de Publicidade e Propaganda da UNISANTOS. Também participaram da cobertura do evento os jornalistas Danilo Nogueira e Daiene Dias, do Departamento de Imprensa da UNISANTOS.