PRATA DA CASA – Egresso do curso de Música, que é arte-educador nos Estados Unidos, faz recital na UNISANTOS

Pablo fez apresentação e falou sobre sua trajetória profissional

Integrante de uma companhia de teatro nos Estados Unidos, o egresso do curso de Licenciatura em Música da UNISANTOS, Pablo Lopes, visitou a instituição e realizou, no dia 16, o recital “Bach – Suíte 3 para Violoncelo Solo, na Capela São José. Filho de músicos, ele também integrou a Orquestra Sinfônica Jovem UNISANTOS, que é regida pelo seu pai, o maestro Beto Lopes.

“Cresci em um ambiente musical, meu pai e minha mãe sempre tocando”, diz Pablo Lopes, que também  tem dois irmãos que tocam instrumentos musicais. Aos 15 anos descobriu a sua paixão, o violoncelo. Foi no grupo musical do Instituto Pão de Açúcar que iniciou as suas apresentações em público. Depois de cursar Música na UNISANTOS, começou a dar aulas de música no Colégio Stela Maris e, por meio da Prefeitura de Santos, atuou no projeto do CAIS (Centro de Atividades Integradas de Santos).

Familiares e estudantes prestigiaram o recital na capela

ESTADOS UNIDOS – Viajar para estudar fora sempre foi um sonho. E foi por meio de uma professora americana que surgiu a oportunidade de ir para Missouri, nos Estados Unidos. Lá, fez um curso de bacharelado em Música com foco no violoncelo, na University of Central Missouri, e após dois anos e meio ingressou no mestrado em violoncelo, em Cleveland State University.

Apesar de não atuar diretamente com o violoncelo, não abandonou sua paixão por ele. Hoje, além de fazer eventos e tocar em orquestras regionais, dedica seu tempo livre ao instrumento como hobby.