PRATA DA CASA – Egresso do curso de Jornalismo lança obra sobre os impactos sofridos no setor da cultura

Egresso do curso de Jornalismo da UNISANTOS, Lincoln Spada da Silva lançou, no mês de janeiro, a obra “O Fim do Ministério da Cultura- Reflexões sobre as Políticas Públicas Culturais na era pós-MinC”. Elaborada em parceria com o doutor em Ciência Política, Rafael Moreira, o livro relata os impactos sofridos na era pós-MinC por parte de trabalhadores da cultura de diversas áreas.

 

Com selo da editora Imaginário Coletivo, o livro de 269 páginas está dividido em duas partes. A primeira trata de uma ampla pesquisa com base em indicadores públicos, artigos e repercussões na mídia ao longo dos três primeiros anos após a extinção do Ministério da Cultura. Já a segunda, trata de 10 entrevistas que os autores selecionaram de gestores públicos, intelectuais e trabalhadores da cultura, sendo cinco homens e cinco mulheres.

 

IDEIA- Formado na turma de 2012 do curso, o Jornalista explica que a ideia de produzir este livro nasceu a partir da crescente censura às artes em nível nacional e também após a extinção do Ministério da Cultura. “Ainda em 2016 escrevemos um artigo sobre as denúncias contra a liberdade de expressão a artistas de rua locais. Depois disso as censuras à arte só aumentaram. Discutimos sobre a elaboração de uma obra que falasse sobre o impacto do fim ministerial”, disse.

 

Lincoln, que também é autor de Cracolândia: Território do Abraço e integrou a equipe de produção da obra Cantorias dos Povos de Guaiaó, também destacou que na obra é analisado o impacto desde o incentivo às artes até as políticas audiovisuais e de patrimônios históricos, a partir do relato de trabalhadores da cultura de oito munícipios, de Brasília, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Confira o depoimento de Lincoln Spada publicado no site do curso de Jornalismo, em 2015. Clique AQUI.

 

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!