PRATA DA CASA – Egresso do curso de Ciências Econômicas da UNISANTOS irá trabalhar no Banco Central dos Estados Unidos, em Chicago

Antes de assumir o cargo em Chicago, Gustavo realizará pós-doutorado na Universidade de Estocolmo

Egresso do curso de Ciências Econômicas da UNISANTOS, Gustavo Moreira de Souza está prestes a assumir um cargo na área de pesquisa, no Federal Reserv (Fed), banco central norte-americano de Chicago. Mas, antes de ir para os Estados Unidos, ele embarca, nesta semana,  para a Suécia e realiza o pós-doutorado na Universidade de Estocolmo, dando sequencia às suas pesquisas sobre como o desenvolvimento tecnológico afeta o mercado de trabalho.

Aos 32 anos, Gustavo Moreira irá realizar o sonho de trabalhar como pesquisador. A paixão pelo universo da pesquisa surgiu ainda na graduação, quando iniciou no Programa de Iniciação Científica, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas da UNISANTOS. Ele também aproveitou outras oportunidades oferecidas pela instituição, como o enriquecimento curricular, e cursou disciplina na área da Matemática.

FORMAÇÃO – Seu percurso na Universidade foi marcado por experiências que contribuíram para a construção da sua trajetória. Um dos exemplos foi a sua primeira experiência acadêmica fora da instituição, quando participou e conquistou, em 2010, o vice-campeonato da Gincana Brasileira da Economia, ao lado da colega de turma, Maria Aline Martins. Essa competição envolveu 95 estudantes de instituições de ensino do Brasil. “Conheci como as coisas acontecem em outras instituições no Brasil. Essa experiência foi excelente”, destaca.

Em 2010, como estudante de Ciências Econômicas da UNISANTOS, Gustavo foi vice-campeão da Gincana Brasileira da Economia

Gustavo também foi notícia no portal da UNISANTOS quando estava no 8º semestre e conquistou a 24ª colocação no exame da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC), e consequentemente foi convidado para os principais programas de mestrado em economia do Brasil, como o da Universidade de São Paulo (USP), e o da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com direito a bolsas de estudos.

Ao optar pela FGV e concluir o mestrado, Gustavo Moreira já tinha a intenção de seguir com os estudos em universidades do exterior. Com a carta de recomendação e o histórico escolar, ele fez três processos de seleção e foi aprovado para cursar doutorado nas seguintes instituições:  Northwestern University,  University of  Chicago, Brown University e Yale University. “Decidi pela Universidade de Chicago porque considero como a melhor na área da economia. Meu estudo sobre como o desenvolvimento econômico afeta o mercado de trabalho terá continuidade agora no pós-doutorado, considerando a adoção de tecnologias no Brasil e como isto tem impactado no salário e desemprego”, diz o pesquisador que considera a importância do desenvolvimento de políticas de incentivo à inovação e de taxação para maximizar o crescimento do Brasil a longo prazo.

EDUCAÇÃO PÚBLICA – Para Gustavo Moreira, que cursou o ensino médio em escola pública, é preciso superar as adversidades para alcançar o caminho desejado, pois a educação pública ainda apresenta uma defasagem em relação ao ensino. Único na família com mestrado e doutorado, ele recomenda a todos os estudantes que é possível conquistar, mas com muita força de vontade e sempre em busca de novos conhecimentos. “Estudei muito na biblioteca da UNISANTOS. Passava o dia estudando. Me considero abençoado por essa oportunidade”, finaliza.