PRATA DA CASA – Egressa do curso de Enfermagem é aprovada em dois concursos para residência

Patrícia de Miranda Moura, no dia da formatura

Recém-formada pelo curso de Enfermagem na UNISANTOS, Patrícia de Miranda Moura foi aprovada em dois processos seletivos para residência, um em Santos e outro em Curitiba (PR), logo após se formar ao final de 2022. Ela ficou entre as primeiras colocadas nos dois concursos e ressaltou que a excelência de ensino da Universidade contribuiu para a conquista e bom desempenho nas provas.

“O ensino da UNISANTOS é muito completo, praticamente 100% da prova abordou conteúdos que eu havia tido em sala de aula”, afirma Patrícia. Foi justamente por ter aprendido tanto na Universidade e pela própria força de vontade que a egressa alcançou o 3º lugar no processo seletivo para residência uniprofissional em enfermagem obstétrica da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná. Em Santos, ela foi a oitava colocada na residência multiprofissional e foi convocada na 2ª chamada do concurso.

Depois de realizar o sonho de ser aprovada em um processo seletivo, Patrícia precisou escolher entre as duas oportunidades. Diante das alternativas, ela preferiu seguir o seu coração, que sempre bateu mais forte pela especialidade médica que atua no cuidado das gestantes.  “Meu foco sempre foi a residência em obstetrícia e eu também sou apaixonada por Curitiba”, diz. Por isso, ontem (27), Patrícia partiu da Baixada Santista em direção à cidade paranaense, onde trabalhará no Complexo Hospitalar do Trabalhador.

ROTINA DE ESTUDOS – A egressa conta que, ao longo de 2022, se dividiu entre se preparar para os processos seletivos de residência, o estágio e o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Eu estudava todos os dias, [em alguns] eu conseguia focar exclusivamente para as provas, porém, eu também precisava estudar e me dedicar um pouco mais em algumas demandas específicas do trabalho”, explica.

Segundo ela, um dos pontos mais importantes, e que também ajudou para o sucesso nos processos seletivos que prestou, foi a dinâmica do último ano do curso de Enfermagem. Nele, os estudantes se dedicam totalmente ao TCC e ao estágio obrigatório. Dessa forma, sobra mais tempo para que o aluno se empenhe nos estudos e possa concorrer em concursos.

Patrícia ressalta, porém, que é costume “cair” um pouco de tudo da área da Enfermagem nas provas de residência. Então, mesmo quando estava estudando para algo específico do estágio, ela também acabava se aprofundando no que poderia cair no processo seletivo. “Eu reservava sempre de 3 a 4 horas por dia para isso. Às vezes até mais dependendo das minhas tarefas diárias”, lembra.