PRATA DA CASA – Egressa de Farmácia é aprovada como professora pesquisadora em universidade na França

Tatiana Victoni é doutora em Farmacologia pela Universidade de Renné I

Formada pelo curso de Farmácia da UNISANTOS, Tatiana Victoni foi aprovada para o cargo de docente da Universidade de Lyon, na França. Concorrendo com outros cinco franceses, a brasileira obteve o melhor desempenho nas fases de seleção, se tornando a única que atingiu o posto de professora pesquisadora.

Para conquistar a vaga, a egressa da UNISANTOS, que é doutora em Farmacologia pela Universidade de Renné I, na França, teve que passar por uma análise do currículo, apresentação ao vivo do histórico e elaboração de uma aula de 45 minutos. Lecionando nas disciplinas de Farmacologia, Toxicologia e Legislação Farmacêutica, dos cursos de Medicina Veterinária, Engenharia de Agronomia e no Mestrado em Inovação Terapêutica, ela explica que a falta de incentivo à produção de pesquisa no Brasil foi um dos motivos que influenciaram na sua decisão de concorrer à vaga.

CARREIRA – Com pesquisas desenvolvidas sobre as agressões pulmonares e circulatórias durante um processo de infecção generalizada, a farmacêutica comentou sobre a importância da pesquisa para atingir esse objetivo e dos benefícios que uma base solida na graduação podem trazer para o futuro. Segundo ela, o conhecimento adquirido durante o curso de Farmácia da UNISANTOS foi essencial para que ela chegasse ao posto atual.

“A UNISANTOS me proporcionou uma base sólida de farmacologia, tanto na graduação quanto no curso de especialização dessa área. Esses ensinamentos foram extremamente importantes para a minha entrada no mestrado, porque eles fizeram com que eu ficasse confortável para realizar a prova”, comenta.

A pesquisadora ainda diz que para aqueles que desejam seguir na área da pesquisa em Universidades fora do país, um dos requisitos básicos é estar aberto a novas experiências. “Primeiro ponto é dominar outro idioma, ter uma base sólida ainda na graduação e estar aberto para viver novas experiências”, finaliza.